A criança aprende, na interação com o adulto, a construir um discurso cada vez mais elaborado e completo
Como o adulto pode ajudar a criança na construção da referência
Saber implícito a todos os falantes
Gramática se aprende com modelos
Para ajudá-la na explicitação do tema a que se refere
É na fala do adulto que ela identifica e aprende a usar os elementos de referência
As crianças se atentam para os elementos de referência presentes no discurso do adulto
Algumas palavras indicam referência
A criança usa gestos e termos específicos para se referir a objetos específicos
A criança aponta com o dedo como recurso para justificar sua resposta
A criança passa a usar gestos, pronomes e artigos
A dificuldade nas relações de referência
Termos definidos e indefinidos
Assim, aprende e organiza as palavras em seu discurso cada vez com maior rigor
Falar com a criança em contextos diferentes ou quando não há acessibilidade visual para que ela aprenda a considerar o interlocutor ausente e a não visibilidade do referente
O que fazer quando o interlocutor não está presente?
O demonstrativo relacionado ao contexto da criança
Uma aprendizagem gradual
Opor a presença e a ausência dos objetos referidos para a criança
E aprender a considerar o ponto de vista do interlocutor