As crianças dispõem de termos cada vez mais abstratos para as atividades cognitivas (sobre o espaço, os atributos, o pensar etc.) e para os sentimentos.
Entre 4 e 5 anos, a criança começa a utilizar termos abstratos para expressar pensamentos e emoções
E expressa seus pensamentos
A criança confere a si e aos outros a capacidade de pensar e sentir
E compreende que as pessoas têm pensamentos e sentimentos próprios
E a relação entre pensamentos que geram sentimentos
Aspectos lexicais presentes na linguagem do adulto facilitam essa aprendizagem
A criança precisa ter domínio das características dos objetos e um contato frequente com os termos que o qualificam
Vamos descobrir
O que elas sabem sobre as qualidades dos objetos
Há uma distância entre compreender e saber usar
Adjetivos pouco frequentes são mais suscetíveis a um emprego incorreto
As situações comparativas favorecem o uso de adjetivos pelas crianças
O emprego de preposições pela criança em situações de organização do espaço
Emprega preposições em suas frases
O uso da língua e a organização do espaço
Uma evolução do uso dessas palavras no tempo
A criança amplia seu campo semântico, compreendendo e utilizando termos abstratos na construção de seu discurso
O que isso significa em termos de aprendizagem
A criança compreende e emprega termos abstratos
Palavras que compõem categorias abstratas
Quanto maior o contato, maior o interesse pela escrita
As crianças começam a refletir sobre a escrita das palavras
A criança responde contando
A criança usa o número como nome
“Ler” de memória uma história conhecida
Além de histórias, poemas, informações, vocabulário, entra em contato com a linguagem característica dos textos, os elementos que os compõem e a forma escrita das palavras
A criança passa a falar de pensamentos e emoções e a se interessar pelos textos escritos