18 meses a 3 anos Fonética e fonologia
Guia pais e educadores Imprimir

Aprendendo sons

A criança pronuncia cada vez melhor ao aprender unidades sonoras

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Pronuncia cada vez melhor

É importante criar oportunidades de conversas para que a criança possa praticar e aprender cada vez mais

Entendo melhor o que ela diz!

A pronúncia das palavras torna-se cada vez mais próxima da convencional

É incrível! Clenice pronuncia as palavras cada vez melhor! Agora diz “comê”. Há uma semana dizia “memê”. C: COMÊ!

Mas ainda troca o “r” pelo “l”!

Alguns sons são difíceis de serem pronunciados pelas crianças

Me parece que há sons que ela ainda não consegue dizer, como os do “r” e do “rr”. Ela diz “balata” para “barata” e “calo”, quando pretende dizer “carro”. C: CALO (carro).

Primeiro as vogais, depois as consoantes

As crianças aprendem de forma progressiva os sons da fala

Quando irá aprendê-los? Os especialistas dizem: As crianças aprendem os sons da fala (fonemas) de forma progressiva. Embora adquiram as vogais antes dos 2 anos, a aquisição do inventário completo de consoantes pode se estender até os seis anos de idade.

Quais consoantes aprendem primeiro?

Como os sons que identificam na fala do adulto influenciam nessa aprendizagem

Então, como as crianças aprendem as consoantes? Quais aprendem primeiro? Os especialistas dizem: De forma geral, as crianças aprendem as consoantes em duas fases. Primeiro, adquirem aquelas que são mais fáceis de pronunciar e mais frequentes na linguagem do adulto, como: P T B D M N

P, T, B, D, M, N

As primeiras consoantes que a criança aprende

Ah! É verdade! Quase todas as palavras que Clenice diz têm esses sons.
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Ampliando o repertório

As crianças aprendem os sons do seu idioma seguindo etapas semelhantes

Pronuncia muitos sons, mais faltam muitas consoantes

Alguns sons são ainda mais difíceis para as crianças

Clenice sabe pronunciar muitos sons! Mas ainda faltam tantos... N: Quando dirá BORBOLETA? C: BOBOIETA.

Como a criança aprende as consoantes difíceis

Uma aprendizagem em grau crescente de complexidade

Quando ela aprenderá as consoantes mais difíceis? Aprenderá todas de uma vez? Os especialistas dizem: Em um segundo momento, as crianças adquirem os sons mais complexos seguindo uma ordem de dificuldade: • Dirão corretamente o “l” (bola) antes do “lh” (bolha). Dirão bem o r duplo “rr” (macarrão), antes de o r simples “r” (pera).

Ela troca o P pelo B e vice-versa

É comum a troca entre fonemas nessa fase do desenvolvimento infantil

Às vezes Clenice pronuncia bem um fonema em uma palavra, mas não em outra. Por exemplo, troca o B pelo P em algumas palavras. C: BOTA. C: PALA (bala).

A pronúncia correta dos sons leva tempo

Exige 75% de acerto

Por quê? Os especialistas dizem: Um som está adquirido quando a criança o pronuncia bem em 75% das vezes. Embora as crianças melhorem gradativamente a pronuncia de palavras, alguns sons só serão reproduzidos corretamente em 100% dos casos após os 7 anos de idade.

Não importa a língua, o processo de aprendizagem é o mesmo para todas as crianças

As diferenças centram-se nos sons específicos de cada idioma

Em resumo: Todas as crianças aprendem os sons da linguagem seguindo etapas semelhantes. Há, no entanto, diferenças entre os idiomas em função: • de sons específicos da língua; • da facilidade em pronunciá-los; e da frequência com que aparecem nas palavras ditas pelos adultos .
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O que a criança aprende: sons ou palavras?

A percepção e a produção de sons e palavras pelas crianças

As palavras que diz parecem iguais

Formas parecidas para palavras diferentes

Minhas amigas se divertem muito ao escutar a Clenice. Dizem que é difícil entendê-la, já que fala muitas palavras de forma parecida. C: BAÇO (braço) BOÇA (bolsa) BEÇO (berço).

Pronuncia mais uns sons do que outros

A criança tende a repetir os sons das consoantes mais frequentes na fala do adulto

Eu também tenho a impressão de que Clenice pronuncia mais uns sons que outros. Os especialistas dizem: As consoantes mais frequentes na fala das crianças são aquelas mais frequentes na fala do adulto.

Sons ou palavras?

O que as crianças buscam ao imitar a fala do adulto

Mas então, o que as crianças aprendem: sons ou palavras? C: p t b d m n C: MAMÃE PAPAI BEBÊ

As crianças aprendem palavras

A estrutura CV (consoante-vogal) é a primeira a ser aprendida

Os especialistas dizem: As crianças não aprendem os sons isolados um a um, mas aprendem palavras que se diferenciam de outras palavras, graças aos sons que as compõem. As crianças, em um primeiro momento, tendem a produzir palavras com uma estrutura consoante vogal (CV) e simplificam os sons adequando-os aos que mais escutam e sabem discriminar e reproduzir.

Do balbucio às palavras

Uma continuidade na estrutura de palavras e sons emitidos

Isso se relaciona à forma como Clenice pronunciava os sons quando era menor: ba-ba me-me? Os especialistas dizem: Exatamente! Existe uma continuidade entre o balbucio, as primeiras palavras e as palavras que as crianças adquirem posteriormente, tanto com relação à estrutura quanto aos sons que são utilizados.

É importante conversar com as crianças

As crianças aprendem ao ouvir a fala dos adultos

Em resumo: A palavra é a unidade básica para a aquisição da linguagem e apresenta uma estrutura integrada por sons (fonemas). O fato de os fonemas mais frequentes na fala das crianças serem os mesmos dos sons mais frequentes na fala dos adultos revela a importância da linguagem dirigida à criança.
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Me corrige se falo como ela

A percepção de sons pelas crianças é anterior a sua capacidade de reproduzi-los

Eu imito a fala dela!

A criança percebe os erros na fala do adulto

Às vezes pronuncio algumas palavras como Clenice e ela me corrige! C: MEME NÃÃÃÃO, MEME!

O fenômeno fis

A criança é capaz de discriminar sons antes de produzi-los