4 a 5 anos Gramática
Guia pais e educadores Imprimir

Desenvolvimento gramatical

Muitas competências gramaticais já foram conquistadas pela criança nessa fase do desenvolvimento.
1

Quais são os progressos gramaticais?

Entre os 4 e 5 anos, muitas aprendizagens gramaticais já foram feitas pela criança

A criança narra fatos que ocorreram com ela

Faz uso de muitos elementos gramaticais em sua construção verbal

C: Então ela me empurrou porque queria levar o meu livro… ...e eu segurei ele e ela gritou comigo.

Como a criança passa a usar a gramática em suas produções verbais?

Muitas aprendizagens ocorrem nesse processo

Ruth já fala bastante, mas eu não entendo como se dá essa aprendizagem gramatical. Os especialistas dizem: Aos 5 anos a criança já fez muitos progressos gramaticais, como: • suas construções verbais apresentam entre 4 e 8 palavras; • usam algumas coordenações (“estou cansada e quero dormir”); • usam várias expressões para expressar rechaço (“não quero”); • empregam a primeira e a terceira pessoa (“olha, corre”) e os plurais (“ratos”); e fazem perguntas (“veio?”).

A criança compreende as perguntas que lhe são feitas

A criança aprende sobre a linguagem com as perguntas dos adultos

Mãe: Como é? Onde está? O que você quer? Quanto quer? N: É verdade isso o que diz em relação às perguntas! Ela compreende bem quando eu digo: “onde está?”, “como é?” e “o que você quer?”. Os especialistas dizem: Também percebemos os avanços das crianças na medida em que podem construir orações com: • verbo conjugado + infinitivo (por exemplo, “quero comer”); • gerúndio (“a menina está dançando”); • pronomes relativos (“ o meu amigo que mora em frente vem aqui”); e • advérbios introdutórios e infinitivo (“não sei onde colocar o prato”).

Aos cinco anos, a criança produz frases completas

Usa verbos, pronomes, advérbios

É verdade isso o que diz em relação às perguntas! Ela compreende bem quando eu digo: “onde está?”, “como é?” e “o que você quer?”. Os especialistas dizem: Também percebemos os avanços das crianças na medida em que podem construir orações com: • verbo conjugado + infinitivo (por exemplo, “quero comer”); • gerúndio (“a menina está dançando”); • pronomes relativos (“ o meu amigo que mora em frente vem aqui”); e advérbios introdutórios e infinitivo (“não sei onde colocar o prato”).

A criança emprega o verbo de diferentes formas em suas produções verbais

Infinitivo, conjugado, gerúndio, tempo passado e condicional

Sim, mas eu, como mãe, não sei disso, não me dou conta! Os especialistas dizem: É claro! E exatamente por isso nós podemos ajudá-la a observar, por exemplo: as crianças também usam verbos no tempo passado (“fomos ao parque”) e na condicional (“eu poderia ir também?).