3 a 4 anos Vocabulário
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Formar palavras

A produção de palavras novas e os tipos de erros infantis mais comuns.
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Agora fala muitíssimo!

Aos três anos, o vocabulário da criança amplia-se muito: além de nomes, emprega verbos, adjetivos e já faz uso de algumas palavras funcionais

Já sabe o nome de tudo!

Agora usa diferentes palavras para se referir ao mesmo objeto

E isso, o que é? Como se chama? Bobeio, carro, magueia, vemeio, caiu, ága.

Possui um vocabulário de 1000 palavras!

Aos três anos, a criança amplia muito o seu repertório de palavras

Agora, sim, fala muitas palavras! Os especialistas dizem: De fato, por volta dos 3 anos a criança já possui amplo vocabulário. Os estudos mostram que ela pode produzir algo em torno de 1000 palavras de diferentes classes!

Já usa diversas classes de palavras

A criança diz nomes, verbos, adjetivos e palavras funcionais

Os especialistas dizem: As proporções das classes de palavras são aproximadamente de: ¥ 25% nomes; ¥ 18% verbos; ¥ 5% adjetivos; e 40% palavras funcionais (artigos, conjunções, preposições, etc.).
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Forma palavras novas

A criança cria palavras a partir do que aprendeu sobre a língua na interação com o adulto

A criança inventa novas palavras

Uma forma de expressar as palavras que ainda não domina

C: O menino lê na ávore e tazeu. Prof.: O quê? A árvore? Sim, ele leu e trouxe.

Palavras inventadas em bases conhecidas

A criança forma palavras a partir de estruturas que lhe são familiares

Agora não só aprende as palavras que escuta, também forma palavras novas. Os especialistas dizem: Sim, aplicando formas conhecidas a novas palavras e, também, a palavras que lhe são familiares. Por exemplo: O uso de singular/plural; flexões de pessoa e tempo; e prefixos e sufixos.
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Às vezes, comete erros

Os erros geralmente são generalizações que as crianças fazem nessa fase e revelam o quanto já conhecem sobre a língua

“Megulhô, desmegulhô”

Ao inventar novas palavras, a criança comete erros

Observei que continua cometendo erros com... Nomes: Aqui, ávore. Verbos: Aqui, menino lê. Prefixos: Megulhô e desmegulhô sozinho.

As construções irregulares levam ao erro

As crianças generalizam alguns conhecimentos e produzem erros em suas produções

Por que segue cometendo esses erros? Os especialistas dizem: Esses erros nos mostram que a criança está avançando na compreensão do sistema. Ela aplica as formas morfológicas conhecidas aos nomes e verbos novos, mas se equivoca naquelas palavras que têm construções irregulares ou que não existem com o sufixo que coloca.

Os erros fazem parte do processo de aprendizagem

É comum as crianças tentarem regularizar formas irregulares

Em resumo: A formação de palavras segue certas regras que as crianças ainda não conhecem. Por isso, algumas vezes elas fazem generalizações e regularizam formas irregulares (“morrido”, por aproximação a forma de “adormecido”, por exemplo); e em outras, uma das partes das palavras não sai correta, seja a raiz ou a terminação (como ávore para árvore). Esses erros fazem parte do processo de aprendizagem.