3 a 4 anos Vocabulário
Guia pais e educadores Imprimir

A linguagem que escutam

É muito importante falar às crianças, assim como permitir que elas se expressem verbalmente, pois desta forma poderão analisar e compreender a estrutura da linguagem.
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Falar com ele para que ele fale

A criança aprende e compreende a linguagem a partir da fala do adulto

O adulto deve falar com a criança em todas as situações

As crianças aprendem muito sobre a linguagem em interação com adulto

Mãe: Agora temos que tomar banho, depois vamos jantar e mais tarde vou ler uma história para você. Né: Os tês poquinhos.

Quanto mais falamos com as crianças, mais elas aprendem

A linguagem que as crianças produzem está ligada à linguagem que escutam

Nélson sabe muitas palavras. Será que é porque em casa todos falam muito com ele? Os especialistas dizem: Certamente, a linguagem que as crianças compreendem e produzem tem relação com o que escutam. Mas não é apenas a quantidade de fala.

Não basta falar com a criança!

É preciso edificar esses momentos de interação

Os especialistas dizem: Há outros aspectos que incidem na aprendizagem: ¥ quantidade (fator mais relevante no segundo ano de vida); ¥ qualidade (fator relevante no terceiro ano de vida); ¥ vocabulário sofisticado (fator relevante no terceiro ano de vida); e linguagem descontextualizada (fator relevante no quarto ano de vida).
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Produzir para entender e melhorar

A criança reflete sobre a linguagem a partir do próprio discurso

Ela própria se corrige!

A criança percebe os próprios erros

É preciso deixar a criança falar!

A criança também analisa a linguagem a partir do que diz

Agora se corrige sozinho! Os especialistas dizem: A própria produção também costuma ser fonte de compreensão e de análise para a criança. Isso se torna evidente nas situações em que elas fazem autocorreções.
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Quantidade para combinar

Quanto mais oportunidades de interação verbal, maior o repertório de palavras e possíveis combinações, e mais oportunidades de reflexão e análise sobre a linguagem

Faz perguntas!

A criança combina palavras para se comunicar

C: Po que o casaco? Pai: Porque faz frio e vão ao parque.

A criança possui “massa crítica”

Um repertório amplo de palavras que permite muitas combinações

Pai: Já conversamos muito! Os especialistas dizem: Sim, porque aos 3 anos as crianças não apenas produzem muitas palavras, mas também formam frases com 3 ou palavras, usam pronomes e preposições e fazem concordância com os verbos. Já tem o que se conhece tecnicamente como “massa crítica” de palavras necessárias para produzir combinações entre elas.

A criança precisa escutar e produzir linguagem

Experiências que propiciam reflexão sobre a língua

Em resumo: É importante que falemos com as crianças, mas também que elas produzam linguagem, porque na própria produção há processos de compreensão e de análise.