Aprender Linguagem

Sobre

Os adultos que convivem com bebês e crianças pequenas, sejam familiares ou educadores, se surpreendem com os avanços que ocorrem em termos de aquisição da linguagem nessa fase.

Como as crianças passam de não falar nada a entender, perguntar, comentar e até explicar histórias! Claro que isto não ocorre de uma vez só: primeiro os bebês gritam e choram, depois balbuciam, seguem com o olhar, respondem a seu próprio nome, fazem gestos, dizem as primeiras palavras…

Os adultos costumam se interessar e fazer perguntas sobre a aprendizagem da linguagem. Esperam aplicar estes conhecimentos a seus próprios filhos, netos, alunos, não somente com ânimo comparativo, mas também para compreender e apoiá-los nessa conquista.

O projeto Aprender Linguagem (0 a 5 anos) reúne algumas dessas questões a fim de responder quando, o que e por que os bebês aprendem a falar, como as crianças desenvolvem sua linguagem até os 5 anos e a importante participação dos adultos nesse processo.

A investigação recente em estudos de diversas disciplinas (psicologia, linguística) tem demonstrado que as palavras, os sons, a gramática e o discurso surgem dos padrões de uso que afetam o modo pelo qual uma língua é adquirida, se organiza e se modifica durante o desenvolvimento.

A aprendizagem deve ser entendida como um sistema dinâmico e interno ao uso que os falantes fazem da linguagem, ou seja, a aprendizagem da língua recebe múltiplas influências nas interações com os outros falantes, em um jogo de processos psicológicos que implicam aspectos perceptivos, motivacionais, emocionais, sociais e cognitivos. É isso o que veremos aqui!

Equipe

Equipe Laboratório de Educação

Beatriz Cardoso

Presidente

Andrea Guida

Diretora executiva

Nicole Paulet Piedra

Diretora de conteúdo

Equipe Universidade de Barcelona

Ana Teberosky

Coordenadora técnica

Núria Ribera

Editora de conteúdo

Maria-Josep Jarque

Editora de conteúdo

Júlia Coromina

Roteirista multimédia

Equipe técnica

Maria Corte

Ilustração

Lucía Antebi e Marc Ripol

Fotografia

David Sagarzazu

Design gráfico

Kátia Trovato

Tradução, Revisão técnica e Edição

Maria Grembecki

Tradução e Revisão técnica

Karla Lima

Tradução

Vanessa Campos

Tradução

Inketa

Concepção e desenvolvimento do site