As pistas sintáticas presentes na fala do adulto e o contexto em que o discurso ocorre ajudam a criança na interpretação de novos significados
Como a criança antecipa o que o adulto irá dizer?
Vamos entender por que isso acontece
Contexto e pistas sintáticas servem como indicadores
A convivência em um ambiente letrado, a participação em momentos de leitura e a escolaridade são alguns fatores que propiciam oportunidades para a aprendizagem de novas palavras pela criança
É comum fazer esse tipo de pergunta nessa idade
As diferentes formas da criança perguntar
Nomear é diferente de definir
A partir dos quatro anos as crianças começam a aprender por definições
Momento em que a criança pergunta sobre novos termos
A criança utiliza indícios para compreender o que se diz e incorporar novas palavras ao seu vocabulário
Diante de uma palavra que lhe é desconhecida
Contextos sintáticos ajudam na compreensão de novas palavras
Uma compreensão por aproximação
Um jeito de lembrar e comprovar significados
A criança inventa palavras a partir de elementos que se repetem com frequência na linguagem
A partir de estruturas conhecidas
A criança reproduz elementos que observa na composição das palavras
O uso de sufixos e prefixos nas expressões da criança
A partir do que conhece sobre a língua, cria palavras autênticas
Entre 4 e 5 anos, a criança amplia consideravelmente o seu repertório de palavras conhecidas, mas ainda não entende o sentido figurado de expressões que lhe são pouco comuns
Faz interpretações literais das expressões
Aos 4 anos a criança ainda não é capaz de compreender o significado global de expressões pouco comuns
As expressões de cortesia já são compreendidas globalmente
Um processo que envolve muitas aprendizagens
Muitas variáveis para desvendar o sentido da linguagem figurada