4 a 5 anos Discurso
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Aprender textos

A organização do texto e a competência que a criança adquire sobre eles.
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Orações juntas

O texto é unidade de discurso com uma função comunicativa definida

A criança reproduz trecho de uma história que conhece de memória

Como isso reflete a aprendizagem da linguagem?

Ruth: Vovozinha, que orelhas grandes você tem!

Nesta fase, é muito importante a criança ter acesso a livros e ouvir a leitura de muitas histórias

A criança aprende a linguagem das histórias

Os especialistas dizem: Desenvolve-se uma nova competência durante esta etapa: trata-se da competência sobre os textos ou competência textual.

O desenvolvimento do discurso narrativo pela criança

Um processo de aprendizagem

Sim, mas ela só sabe alguns trechos da narrativa que não se juntam. Os especialistas dizem: Efetivamente, em um primeiro momento ela só é capaz de dizer pedaços independentes, mais tarde passa a coordená-los e começa a juntá-los e, finalmente, chega a envolvê-los em um conjunto estruturado. Esse é o processo de aprendizagem.
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A competência textual

A competência textual se desenvolve por meio de conversações longas e duradouras e pela leitura de contos para as crianças

A criança organiza seu discurso pela ordem de ocorrência dos eventos

Desenvolve suas próprias narrações

Ruth: Primeiro este chutou a bola para o de trança e no final o goleiro “parou ela” com o pé.

A criança desenvolve uma competência textual

Competência que transparece na elaboração dos próprios discursos

Em que consiste essa competência com os textos? Os especialistas dizem: Muitas crianças que tiveram contato com textos escritos mostraram um início de competência no uso de recursos linguísticos, além do das palavras e das orações.

O que as crianças aprendem em contato com os textos narrativos?

Alguns indicadores evolutivos dessa aprendizagem

Os especialistas dizem: Os estudos mostraram certos indicadores evolutivos como: • as crianças começam a usar marcas de início e final; • usam cada vez mais pronomes e não apenas nomes; • as menores, recitam histórias a partir das ações e dos eventos; • as maiores, utilizam relações causais entre os eventos; • passam a substituir “o então” por conectores causais, como “porque”, “já que”, e outros; e as maiores são capazes de se referir a estados internos e motivações dos personagens.

Não aprende tudo de uma vez!

O desenvolvimento da competência textual é gradual

Os especialistas dizem: O uso de expressões que funcionam como conectores é difícil, por exemplo: • “porque”, para as relações causais; • “se”, para a formulação de hipóteses e de condições; • “para que”, para a finalidade; • “ou”, para as adversativas; e “embora”; para as concessivas.

A criança ainda não domina o uso de expressões que funcionam como conectores

As formas e funções de algumas expressões são aprendidas aos poucos

Mas vimos que já os utilizavam para juntar partes... Os especialistas dizem: Sim, como vimos, as conjunções “e” e “mas” ou as interjeições aparecem antes, assim como alguma expressão com “porque” – embora nem sempre usado em sentido causal – ou com “se”, para preencher uma expressão e não como condição. As formas e as funções são aprendidas pouco a pouco.