18 meses a 3 anos Gramática
Guia pais e educadores Imprimir

Construções sintáticas

Operações que orientam as construções e as respostas que as crianças dão às perguntas do adulto.
1

Aprende muitas expressões

À medida que usam artigos, verbos e mais combinações, a extensão da frase aumenta

A criança usa expressões para indicar a posse de um objeto

Já usa preposições?

P: Para quem vai dar isso? C: PAPÁ. P: E de quem era? C: DE DUDU.

A criança usa expressões para determinar um objeto

Já usa artigos?

P: O que você está comendo? C: U COCOIATE. P: Você está comendo um chocolate! Me mostra o chocolate.

A combinação de palavras se aprimora

A criança constrói formas de se comunicar cada vez melhor

Clenice continua aprendendo a combinar! Os especialistas dizem: As relações de posse, direção e localização são marcadas por formas que ocupam, na fala adulta, o lugar das preposições. O mesmo se dá com as relações de determinação, como no exemplo “u cocoiate”. Em geral, tratam-se de construções que atendem a situações de comunicação em que o adulto faz uma pergunta, a criança responde e o adulto repete, expande ou reformula a resposta.
2

Uso das expressões

As crianças fazem suas primeiras construções sintáticas orientadas pela fala do adulto que interage com elas

O adulto faz perguntas para a criança responder

A criança entende e usa expressões adequadamente

P: Onde está o brinquedo? C: TÁ AQUI. P: Sim, eu o escondi! P: Onde o coloco? C: A CAXA P: Na caixa.

O quê? Onde? Quando?

As perguntas e intervenções do adulto orientam as construções das respostas da criança

Clenice responde corretamente! Os especialistas dizem: À pergunta “O que é ‘X’?”, as crianças respondem com o nome/etiqueta do objeto e um recheio “U”, que parece um artigo. À pergunta “Onde coloco ‘X’?”, respondem com o nome/etiqueta do objeto e um recheio “A”, que parece um caso locativo. Trata de ocupar o lugar da determinação.
3

Fala frases

O importante papel do adulto nessa conquista pela criança

Já diz frases longas

As constantes interações com o adulto levam ao desenvolvimento das construções sintáticas

P: Vê? Conversa muito! N: Sim! Fala frases longas. C: Tome senhor, beba esse chá que é muito bom!

Quem faz o que a quem?

As crianças evoluem no uso da linguagem e produzem discursos canônicos

Os especialistas dizem: Depois de muitas construções conjuntas, em que o adulto completa, reformula ou pergunta, as crianças produzem enunciados em uma ordem canônica que expressam, de forma completa, os argumentos verbais de quem faz o que a quem, utilizam artigos, pronomes, preposições e frases verbais (com verbos que combinam com outros: “quero comer”, “vamos sair”, “posso correr”, etc.).

As crianças fazem uso da gramática

Uma apropriação em processo

Em resumo: As crianças dessa idade usam três tipos de recurso: a) As categorias lexicais e os constituintes do enunciado (já não usam mais protoformas). b) A ordem dos constituintes – quem faz o que a quem. c) Os aspectos morfológicos do idioma: plural, conjunções, concordância, etc.