O vocabulário e as estruturas gramaticais já conquistadas facilitam a produção de frases mais complexas pelas crianças
Agora constrói frases longas
As construções verbais da criança se tornam mais complexas
Aos 4 anos, a criança é capaz de responder a essas perguntas
Seu vocabulário é amplo e já sabe expressar emoções
A criança é capaz de construir frases completas
Pensamentos e sentimentos fazem parte do discurso da criança
A criança tem a possibilidade de ampliar seus enunciados e fazer construções mais complexas quando é colocada diante do desafio de explicar algo que aconteceu
Que explica o que aconteceu
O verbo transfere a ação ao complemento
O verbo não transfere a ação a nada ou ninguém
Uma das primeiras formas da criança se expressar
Dos verbos acusativos à inclusão de sujeitos, objetos e circunstâncias às produções verbais
Vamos conhecê-las
O verbo não transmite a ação a ninguém
A criança acrescenta um sujeito, um objeto e uma circunstância ao discurso
E incorpora os termos dessa nova categoria ao seu discurso
As regularidades ajudam a entender as especificações ou circunstâncias das construções
Que elementos ainda podem ser incorporados em seu discurso?
Frases que expressam opinião, comentário, dúvida
Especificar, identificar, complementar
Registros gráficos facilitam a nossa compreensão
O posicionamento dos termos nas frases