18 meses a 3 anos Gramática
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Início da gramática

Quais são as cenas que propiciam a construção gramatical e os primeiros verbos.
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Cenas que preparam a combinação de palavras

Situações cotidianas permitem as primeiras construções gramaticais

Já combinam duas palavras

As crianças criam uma gramática própria

MAIS C: AGA (agua). C: LETI (leite). C: XUCO (suco). NÃO C: COME. C: LETI (leite). C: CAI. OUTRO C: CALO (carro). C: BOIA (bola). C: ABÔ, NÃO ABÔ (acabou, não acabou).

Faltam palavras em suas frases

Mas é possível compreendê-las

Clenice fala como o Tarzan... Os especialistas dizem: As combinações de duas palavras ditas por crianças dessa idade não podem ser descritas com a gramática do adulto, embora possam ser interpretadas. Por exemplo: MAIS + leite: A partícula MAIS pode combinar com vários nomes que ocupam o mesmo lugar. Representa a recorrência. ESTÁ /NÃO ESTÁ: Faz referência a presença/ausência dos objetos.
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Combinação de palavras

Surgem os primeiros verbos para expressar uma ideia contínua

A criança responde combinando duas palavras

O que a criança revela com essa ação

O que está fazendo? C: PAPA MIGAU

O surgimento da gramática

A criança combina um verbo a um sujeito ou objeto

Clenice já combina as palavras! Os especialistas dizem: Sim, Clenice está usando uma combinação de duas palavras para indicar uma atividade contínua, quando diz coisas como “papa migau” (comendo mingau), ou quando repete uma ordem ou planeja uma ação, “nenê mimi” (nenê vai dormir). Enfim, Clenice já combina verbos com atores e objetos. É o surgimento da gramática.
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Situações propícias

Todos os momentos de interação com a criança constituem-se em situações propícias de aprendizagem

O adulto deve aproveitar todas as situações para conversar com a criança

Os momentos de conversa geram muitas aprendizagens

P: O que é isso? C: U binquedo. P: Um brinquedo!

As primeiras conversas são como um jogo

O adulto pergunta, a criança responde, o adulto reitera

Onde o coloco? C: A caxa. P: Na caixa.

As primeiras combinações de palavras

A criança organiza ações cognitivamente

Falamos em situações de jogo. Os especialistas dizem: As situações em que frequentemente aparecem combinações de palavras estão relacionadas a atividades que a criança organiza mentalmente, como uma sequência de ações na qual as pessoas manipulam objetos.

Atividades que fazem falar

A criança combina palavras para expressar ações

Os especialistas dizem: Por exemplo: A) Alguém que empurra, puxa ou quebra algo (movimento ou mudança de estado). B) Alguém que coloca algo dentro de um recipiente (mudança ou novidade em uma situação específica). Alguém que tem, dá ou recebe algo (posse ou troca de posse).

As primeiras construções verbais da criança

Um jogo de palavras e ações

C: ONDE TÁ? NÃO TÁ. P: Foi embora. C: TÁ AQUI.

Como ajudar a criança a se expressar melhor

Descrever, perguntar, comentar...

Como posso ajudar Clenice? Os especialistas dizem: Nessas situações, o adulto interage com a criança descrevendo, perguntando, comentando ou pedindo algo. É comum que se estabeleçam diálogos em que a criança: • Pergunta: ONDE TÁ? Comenta: NÃO TÁ. FOI BOIA (embora).

Esquemas de combinações de palavras

Palavras frequentes nas primeiras construções verbais da criança

Os especialistas dizem: • Responde: TÁ AQUI. • Diz e faz: TAU-TAU. FOI BOIA (Tchau-tchau. Foi embora). • Pede: MÁ AGA, MÁ NÃO (mais água, mais não). Como podemos ver, palavras como TÁ ou MÁ são variações de outras palavras. Até os 2 anos as crianças desenvolvem esses esquemas de combinação de palavras, empregando-os muito frequentemente.
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Primeiros verbos

Os primeiros usos do verbo se referem à situação e são produzidos com somente uma forma verbal

Vamos!

Os primeiros verbos que a criança diz

C: AMOS N: Vamos? Vamos! P: Você disse vamos? N: Sim, e também aiu (caiu)!

Palavras-verbos

Palavras que expressam uma ação

P: Então, já está dizendo verbos? Os especialistas dizem: De fato, ainda que usem apenas uma palavra, as crianças dessa idade dizem palavras-nomes e também palavras-verbos. Esses primeiros “verbos” são palavras que expressam uma atividade ou mudança de estado.

São mesmo verbos?

Contexto e forma servem como indicadores para o adulto

Os especialistas dizem: Através de dois indicadores, reconhecemos que Clenice diz os verbos: • Pelo contexto não linguístico: “AMOS”, quando, por exemplo, estão colocando o casaco e depois que a mãe lhe diz “vamos passear”. “AIU”, quando uma colher cai no chão.