4 a 5 anos Língua Escrita
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Prestando atenção aos textos

Processos e situações de aprendizagem inicial em relação aos textos, à escrita e à leitura.

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Presta atenção no que está escrito

A criança se interessa desde muito cedo pela escrita, pois faz parte de um mundo onde a escrita está presente em diversos lugares e situações

O que está escrito aqui?

A criança se interessa pelo escrito antes mesmo de saber ler convencionalmente

Narradora: Ruth se fixa no escrito. Aponta para o texto e pergunta: Menino: O que está escrito aqui? Reconhece algumas letras: Ruth: É o

A criança imita o comportamento leitor que observa no adulto

Já está aprendendo sobre a escrita?

Às vezes, aponta para o texto e faz de conta que o lê.

A criança e o mundo letrado

O que são e para que servem esses signos

Já aprende coisas sobre o escrito, ainda que ninguém lhe tenha ensinado diretamente? Os especialistas dizem: As crianças fazem parte de uma cultura onde se vê muitos objetos com símbolos (números, letras, textos, etc.). • etiquetas em produtos; • nomes marcados nas roupas; • revistas; • histórias; • anúncios publicitários; etc. Elas se interessam por esses “objetos culturais” e pelo uso que os adultos fazem deles.

A criança e suas primeiras reflexões sobre a escrita

Como o adulto pode contribuir com essas aprendizagens iniciais

Aprendem apenas observando? Os especialistas dizem: Observando objetos com textos e como os adultos os utilizam, as crianças podem fazer perguntas e chegar a suas primeiras conclusões. Em situações compartilhadas quando, além de ler, os adultos também comentam e fazem perguntas sobre o impresso, estimulam a conquista de informações e conhecimentos pelas crianças.
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Conhecimento do impresso

A criança estabelece relações entre forma e função, texto e suporte, oral e escrito

A criança busca dar significados para os sinais que observa no texto

Para que servem?

Ruth: São letras ou sinais?

As primeiras aprendizagens sobre o escrito

A criança possui conhecimentos sobre o impresso

Quais são as primeiras coisas que as crianças aprendem sobre o escrito? Os especialistas dizem: Na literatura sobre alfabetização, denomina-se “conhecimento do impresso” algumas informações que fazem parte do desenvolvimento da alfabetização emergente: • a forma e a função dos textos; • a relação entre texto e suporte; e a relação entre o oral e o escrito.

Alfabetização emergente

O que isso significa?

Os especialistas dizem: O significado da expressão “alfabetização emergente” surge das experiências relacionadas com o escrito que preparam a criança para se tornar um leitor e escritor. Clique aqui para conhecer tais experiências.
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O nome próprio

Palavra significativa e estável, de uso frequente e que aparece registrada em alguns contextos cotidianos

Aqui está o meu nome! Esta é a minha letra!

A criança identifica a forma escrita de seu nome

Ruth: É o meu nome, RUTH. Amiga: É sua letra, o R.

O próprio nome é a primeira palavra que a criança aprende a escrever

Vamos saber por que isso é assim

O que conhece melhor é o seu próprio nome. Os especialistas dizem: A escrita do próprio nome é muito precoce, porque: a) é frequente em casa e na escola; b) aparece em contextos mais ou menos fixos: • na lista de chamada que controla a presença; • na lista de atividades cotidianas; • em seus pertences pessoais (casacos, pastas, livros, copos ou outros objetos); e • nos espaços de uso pessoal (armários e cabides, quarto, etc.); e c) corresponde à ideia que as crianças têm de que o que se escreve são nomes.

O nome é a base para a escrita de novas palavras

Uma forma estável onde as mesmas letras se repetem sempre na mesma ordem

A criança usa as letras de seu nome para escrever outras palavras

Uma forma estável onde as mesmas letras se repetem sempre na mesma ordem

Os especialistas dizem: Por exemplo, Sílvia, também de 5 anos, escreve nomes de animais com as letras de seu nome a partir de possíveis combinações.

Uma hipótese da criança sobre a escrita palavras

A quantidade de letras relaciona-se ao tamanho do referente

Ruth, às vezes, diz outras coisas divertidas, como “seu nome é maior do que o meu porque você é a mamãe”. Os especialistas dizem: Sim, são ideias que as crianças elaboram: nomes longos para coisas ou para pessoas grandes, quantidade de letras de acordo com o tamanho.

A de Ruth! A minha letra!

Reconhece a forma da letra antes de aprender a nomeá-la

Vê a primeira letra de seu nome em todas as partes. Os especialistas dizem: Reconhecem suas letras e muitos as nomeiam como uma etiqueta integrada ao nome (“a de Ruth”, “a de Nélson”). Apenas mais tarde as crianças designam a letra pelo nome: “o erre de Ruth”.

É importante propor atividades com os nomes das crianças em fase de alfabetização

O nome próprio permite muitas reflexões

Em resumo: O nome próprio é uma janela para o mundo do escrito através da qual se aprende muito.
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Distintos textos, distintos usos?

Como a criança desenvolve a compreensão do uso da escrita

Brincando de mercado, aprendendo sobre a escrita

As crianças cercadas de escritos por todos os lados

C1: O que você quer? C2: Você poderia me dar leite, por favor? C3: Parece que aqui tem 8 pepinos!

Parece ler os nomes escritos nas embalagens de alguns produtos

A criança realiza uma leitura global da imagem de um produto comercial familiar

Quando vamos ao mercado, reconhece alguns rótulos de produtos comerciais. Os especialistas dizem: As crianças identificam os produtos comerciais por vários índices, entre eles, as etiquetas com letras. É uma identificação global, ou seja, não chegam a reconhecer as partes constitutivas do nome ou da marca comercial.

Da leitura da imagem ao texto escrito

É importante que o adulto leia alguns rótulos e embalagens para as crianças no contexto do jogo simbólico que realizam

Às vezes eu digo qual é o nome... Os especialistas dizem: Sim, quando os adultos ajudam as crianças, a atenção delas muda, passando → das pistas pictóricas (como símbolos, formas e cores) → às letras, aos logotipos ou a outra forma do escrito.

A criança e suas formas de interpretar e significar o escrito

Ela ainda não realiza leitura decifratória

E às vezes ela advinha o nome. Os especialistas dizem: Quando não reconhecem as etiquetas, interpretam que o que está escrito é o nome genérico do produto: leite, arroz, biscoitos, etc. C1: CEREAL! É gostoso e a gente come com colher. C2: Aqui está MEL. É o

O desenvolvimento da compreensão do uso da escrita pela criança...

... depende de diversos fatores

Mas, ela sabe para que serve ler e escrever? Os especialistas dizem: Depende: • da presença de materiais escritos; • das atividades adultas de leitura e escrita; • dos comentários dos adultos; e • da própria capacidade das crianças. Todos esses aspectos têm um papel decisivo no desenvolvimento da compreensão sobre os usos da escrita na vida diária.

É oportuno escrever listas de compras com as crianças

Uma forma de significar a escrita

Às vezes me pede: “vamos fazer uma lista?” Os especialistas dizem: Claro, porque já viu você fazer listas de compra e participou do processo. Quando acompanham a escrita de listas, as crianças podem aprender que o escrito apresenta uma forma vertical. E podem participar adicionando itens à lista, mesmo que não sejam os convencionais!

As crianças aprendem sobre a escrita

A partir de suas experiências em diferentes contextos e situações

Em resumo: Até aqui, vimos como as crianças começam a aprender o funcionamento do escrito e, ainda, alguns fatores, atividades e situações que apoiam esse aprendizado.