Processos e situações de aprendizagem inicial em relação aos textos, à escrita e à leitura.
A criança se interessa desde muito cedo pela escrita, pois faz parte de um mundo onde a escrita está presente em diversos lugares e situações
A criança se interessa pelo escrito antes mesmo de saber ler convencionalmente
Já está aprendendo sobre a escrita?
O que são e para que servem esses signos
Como o adulto pode contribuir com essas aprendizagens iniciais
A criança estabelece relações entre forma e função, texto e suporte, oral e escrito
Para que servem?
A criança possui conhecimentos sobre o impresso
Palavra significativa e estável, de uso frequente e que aparece registrada em alguns contextos cotidianos
A criança identifica a forma escrita de seu nome
Vamos saber por que isso é assim
Uma forma estável onde as mesmas letras se repetem sempre na mesma ordem
Uma forma estável onde as mesmas letras se repetem sempre na mesma ordem
A quantidade de letras relaciona-se ao tamanho do referente
Reconhece a forma da letra antes de aprender a nomeá-la
O nome próprio permite muitas reflexões
Como a criança desenvolve a compreensão do uso da escrita
As crianças cercadas de escritos por todos os lados
A criança realiza uma leitura global da imagem de um produto comercial familiar
É importante que o adulto leia alguns rótulos e embalagens para as crianças no contexto do jogo simbólico que realizam
Ela ainda não realiza leitura decifratória
... depende de diversos fatores
Uma forma de significar a escrita
A partir de suas experiências em diferentes contextos e situações