18 meses a 3 anos Vocabulário
Guia pais e educadores Imprimir

Rotinas sociais

Como o contexto e a rotina favorecem a aprendizagem das palavras.

1

Como sabe o que fazer e dizer em cada situação?

A criança aprende a partir das ações realizadas em sua rotina em interação com o adulto

A criança usa expressões adequadas a determinados momentos

Como ela desenvolve esse saber?

: “Fiquei assustada quando Clenice terminou de comer e disse: ‘Cabô!’ (acabou = já acabei).” C: CABÔ!

Estabelecer uma rotina com a criança é fundamental

A criança estrutura suas aprendizagens em torno das atividades cotidianas

Como ela aprendeu isso? Os especialistas dizem: A criança organiza sua experiência ao redor dos acontecimentos frequentes que constituem sua vida cotidiana (rotina de jogos, de alimentação, da hora do banho, etc.). O adulto lhe apresenta as etapas da rotina, fornecendo e nomeando os objetos e propiciando as ações. Graças a essas rotinas, aos 2 anos de idade a criança já construiu uma representação de cada uma delas, incluindo pessoas, alguns objetos, as ações mais significativas e as palavras e expressões sociais que são utilizadas nesses momentos
2

Percebe as mudanças!

Apresentando novidades em contexto conhecido, ajudamos a criança a ampliar seu vocabulário

Parece que não gosta de mudanças!

A criança percebe quando sua rotina é alterada

É engraçado! Diante de sua rotina estabelecida, Clenice percebe rapidamente quando há alguma mudança.

A repetição facilita a aprendizagem

É fácil notar a inserção de um novo elemento

Por quê? Os especialistas dizem: Essa é exatamente uma das formas em que os esquemas facilitam a aprendizagem. Captar todos os elementos de uma situação é muito difícil, mas uma vez que se conheçam aqueles que mais se destacam, torna-se mais fácil perceber quando ocorre alguma alteração. Os esquemas também facilitam a aprendizagem de elementos e palavras novas, pois ao conhecido é possível adicionar algum detalhe.

É importante introduzir novidades à rotina estabelecida

As novidades geram oportunidades para novos aprendizados

: Sim, sim… já sei que é diferente: hoje a papinha é de fruta. Os especialistas dizem: Quando apresentamos novidades, nós a ajudamos a ampliar seu vocabulário.
3

Em que rotinas aprende palavras?

Diversos contextos de aprendizagens são oportunizados a partir do cotidiano da criança

A rotina se estabelece a partir das atividades diárias

Banho, refeições, passeios no parque, brincadeiras, ouvir histórias etc.