3 a 4 anos Fonética e fonologia
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Simplificação nas palavras

Como ocorre a construção sonora das palavras, os tipos de sílabas que as compõem, a frequência com que são usadas, o seu comprimento...
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Silabas átonas

Por serem pronunciadas com menor intensidade, as sílabas átonas são mais difíceis para a criança apreender

Lembrando do passado...

Momento em que as palavras eram ditas de formas parecidas

Quando era menor, todas as palavras que Nélson dizia eram muito parecidas. Tete Gato Tote Belo

Aos três anos...

Há um progresso significativo na pronúncia das palavras pela criança

Agora, quase sempre, todos entendem o que ele diz. Os especialistas dizem: As crianças de 3 anos estão aprimorando sua habilidade em pronunciar sons e dizer palavras complicadas. Já podem dizer com facilidade palavras de uma, duas, três, ou mesmo, quatro sílabas. Mas ainda encurtam algumas palavras.

Mas ela ainda “engole” partes das palavras, por quê?

As sílabas átonas são menos perceptíveis para a criança

É verdade! Ele ainda “come” alguns pedacinhos. Os especialistas dizem: Quando as crianças suprimem uma sílaba, quase sempre se trata de uma sílaba átona. As sílabas átonas são mais difíceis de se perceber e de se produzir do que as tônicas: Borboleta → Leta/Boleta Brinquedo → Quedo Hipopótamo → Pótamo
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Silabas difíceis

O processo de construção sonora das palavras parte das estruturas silábicas mais simples de se reconhecer e pronunciar às mais complexas

A criança não consegue pronunciar algumas sílabas corretamente

Vamos ver por que isso acontece

Cito!

Estrutura silábica simples

Consoante-vogal, a mais fácil de ser aprendida pela criança

E “cito”... Por que ele diz “cito” ao invés de “cinto”? Os especialistas dizem: As sílabas podem ter estruturas diferentes de acordo com a quantidade e a posição de vogais (V) e consoantes (C). As estruturas mais simples são as formadas por: 1. CV Ex: CA; MA; TO Nós as encontramos na maioria das palavras que as crianças pequenas dizem: Ga-to, be-bê. 2. V (com qualquer vogal) Ex: o-lho

Estruturas silábicas difíceis

Consoante-vogal-consoante, vogal-consoante, consoante-vogal-vogal-consoante

Os especialistas dizem: Um pouco mais complicadas são aquelas formadas por: 1. CVC Ex.: PAN, CAR, COL As encontramos em muitas palavras: pan-te-ra 2. VC Ex.: ES, UR. Como em es-pe-lho, ur-so 3. CVVC Ex.: GUAR, QUAN... Como em guar-dar, quan-do

A criança não pronuncia as codas

As codas são mais fáceis de ser identificadas nas sílabas tônicas e finais das palavras

Olha! Então “tam” e “bém” são sílabas difíceis para ele. Mas quando diz “também” diz “bém”. Os especialistas dizem: A dificuldade em se produzir a coda nas sílabas átonas é maior do que nas sílabas tônicas. Também é maior quando a coda está no interior da palavra e não ao final. panqueca→ paqueca urso→ uso guardar→ gadar O que é coda? Para saber mais… (+) Leia mais... A sílaba é uma unidade fonológica estrutural composta por segmentos que se organizam ao redor de um núcleo. O núcleo é formado por uma ou mais vogais e pode estar acompanhado por outros segmentos. O ataque é o segmento consonântico que abre a sílaba e a coda, também segmento consonântico, é o que fecha a sílaba.

Acrescenta a vogal “e” à palavra “trem”

A criança busca soluções para pronunciar palavras que lhe são difíceis

Omite uma consoante ou acrescenta uma vogal

A estrutura silábica consoante-consoante-vogal é ainda mais difícil para a criança

O que Nélson continua fazendo com certas palavras é colocar algum som a mais. Os especialistas dizem: Sim, outra estrutura silábica, ainda mais complexa, é a composta por CCV. Ex.: Prato, braço, trem Diante da dificuldade, em alguns casos, as crianças optam pela omissão da segunda consoante: Prato→Pato Braço→Baço E, em outros (mais provável nas palavras monossilábicas), por interpor uma vogal entre as duas consoantes: Trem ------- Terem Três------------Terês

Diante de estruturas difíceis

A criança simplifica, transformando-as em estruturas silábicas conhecidas

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Frequência das palavras

Ao serem pronunciadas com frequência, as crianças aprendem as palavras difíceis

A criança estica o plural

Por que faz isso?

Usa o “s” com ênfase para indicar o plural

A criança aprende a empregar o “s” facilmente, pois o ouve com frequência na fala do adulto

Mas Nélson sempre diz “balasss”. Isso é uma coda? Os especialistas dizem: Sim, aqui a coda é influenciada por fatores relacionados não só com a facilidade de produção, mas com a linguagem que a criança ouve. Por exemplo, em português o

A criança deixa de simplificar palavras

Ao dizê-las com frequência

Aprende muito rápido! Há algumas semanas começou a brincar de fantasmas com seu primo mais velho. Primeiro dizia “fatamas”, mas agora já diz “fantasmas”. Os especialistas dizem: À medida que a criança aumenta seu vocabulário e a frequência com que usa determinadas palavras, os processos de simplificação aplicados a essas palavras diminuem.
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Comprimento das palavras

As palavras longas são mais difíceis para a criança analisar e produzir

A criança também estica as palavras

Por que faz isso?

Tiriririgido.

As palavras longas são mais difíceis

A criança repete partes para manter a estrutura da palavra longa

Às vezes rimos das palavras que ele diz! Os especialistas dizem: Em algumas ocasiões, para manter a estrutura da palavra (seis sílabas), as crianças adicionam, ali onde não sabem, a repetição de um pedaço de palavra. As palavras longas são mais difíceis de analisar e também mais difíceis de reproduzir.

Algumas palavras longas a criança nunca diz

Comprimento aliado a outras dificuldades

Será que é por isso que ele nunca fala bem “helicóptero”? Os especialistas dizem: Na palavra “helicóptero”, há muitas dificuldades: ¥ é uma palavra longa; ¥ não é de uso muito comum; e apresenta uma sílaba com estrutura CVC no seu interior.
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Influência do contexto

O contexto influencia a forma como as crianças produzem seu discurso

Repete palavras curtas

Por que a criança faz isso?

Os monossílabos e a consoante final das palavras atraem a criança

Novas possibilidades de aprendizagem

Vejo que agora ele gosta de ouvir e repetir palavras curtas que acabam com consoante. Os especialistas dizem: Além disso, as palavras com uma só sílaba, como “mel” e “sol”, servem como um jogo em que a criança exercita novas capacidades de análise e de produção. Também a última sílaba é mais saliente que as intermediárias.

Os processos de assimilação influenciados pelo contexto linguístico

Por repetição de sílabas ou por aproximação de sons

Os especialistas dizem: O contexto linguístico também pode “contaminar” as palavras, sílabas ou sons próximos, dando lugar a processos de assimilação: ¥ Repetição de sílabas. Ex.: biciqueca por bicicleta ¥ Aproximação da forma de produção dos sons similares. Ex.: ganeca por caneca

Por que não se expressa direito em alguns momentos?

Quando a criança parece regredir na fala

C: Foi ele. Quebô! Né: É o carro meu!

Fatores situacionais afetam a qualidade da fala

Ansiedade, cansaço, nervosismo, pressa, medo...

Há momentos em que fala pior que outros... Os especialistas dizem: Muitos fatores situacionais exercem influência na qualidade da fala. As crianças falam pior quando querem falar rápido e quando estão ansiosas ou cansadas.