3 a 4 anos Gramática
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Vocabulário e morfossintaxe

As relações entre o aumento do vocabulário e a forma e a organização das palavras.

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Possui muito vocabulário

O aumento de vocabulário possibilitará à criança experimentar variações e fazer combinações entre palavras

Já sabe nomear diferentes meios de transporte

A criança conhece e produz muitas palavras

Né: Carro, camião, moto, onbus, tator… Pai: Guincho. Né: Guicho.

A criança aumenta o seu vocabulário e a precisão lexical

Já estabelece relações entre as palavras

Já sabe o nome de cada tipo… Os especialistas dizem: Os estudos mostram que nessa idade há um aumento do vocabulário e uma maior precisão lexical (precisão no uso das palavras)! N: Em pouco tempo, Nélson aprendeu muitas palavras! Os especialistas dizem: O aumento de vocabulário é importante porque constitui o que se denomina “massa crítica”, de onde afloram distintas variações na forma das palavras e na gramática.
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Usa o plural

A criança aprende paulatinamente a variedade de recursos morfológicos para a constituição dos plurais

Um biscoito, dois biscoitos...

A criança diz plurais agregando o “s” às palavras

Pai: Quer mais? C: Tinho, tiinho. Outro tinho... tinhos… mais tinhos.

O plural é fácil de aprender

Uma forma regular que a criança aprende ao ouvir do adulto

Está usando o plural Os especialistas dizem: Sim, já usam o plural, pois é uma forma muito regular: ¥ agregando “s” aos nomes finalizados em vogal; e derivando da oposição que há entre “um/mais de um ou muitos”.

Outras formas de plurais

Uma aprendizagem que acontece pela interação e uso

Os especialistas dizem: Mas também podem se valer de várias estratégias, como a reduplicação ou a expressão “com outro” ou “mais de alguma coisa”. N: É o que Nelson diz... Os especialistas dizem: Mais tarde, aprendem a variedade de recursos morfológicos, não somente agregando o “s”: carro/carros, mão/mãos, pão/pães, pastel/pastéis, trator/tratores, etc.
3

E os diminutivos!

A forma diminutiva das palavras está muito presente no discurso que o adulto dirige à criança

A criança já produz diminutivos

Como aprendeu?

Pai : Biscoitinho. C: Tinho. Papinha.

Os diminutivos no discurso da criança

Uma imitação da fala dos adultos

N: Usa diminutivos! É porque falo assim com ele? Os especialistas dizem: Sim, na fala adulta dirigida às crianças é frequente o uso de diminutivos devido o seu valor afetivo. N: Meu marido diz que eu exagero. Os especialistas dizem: Nem sempre os padrões morfológicos de diminutivos e aumentativos são adquiridos rapidamente.
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E organiza frases!

A criança aprende a organizar o discurso relacionando e combinando as palavras de seu repertório

A criança estrutura frases

Faz referência a lugares, pessoas e eventos

Né: Bincam quato quianças no paque! N: Você brinca com quatro crianças no parque? Né: Sim. N: São seus amigos? Né: Sim.

O desenvolvimento sintático

A criança estabelece relação entre quem faz a ação e o evento em seu discurso

Já está organizando frases. Os especialistas dizem: Efetivamente, é capaz de fazer referência à localização (no parque), às pessoas (quatro amigos) e ao evento (brincam). Além do mais, faz concordância entre o número do verbo (brincam) e os nomes no plural (quatro amigos). Podemos dizer que está em pleno desenvolvimento sintático, porque estabelece uma relação entre o agente e o evento.