3 a 4 anos Vocabulário
Guia pais e educadores Imprimir

Aprender novos conceitos

Quais são as relações entre as palavras e os conceitos e no que as séries fechadas facilitam nessas relações.
1

Já aprende os dias da semana?

Os dias da semana estão muito presentes na fala do adulto e são facilmente aprendidos pelas crianças

Organizando as atividades da semana

A criança demonstra satisfação em dizer os dias da semana

Em “Aprender novos conceitos” veremos quais são as relações entre as palavras e os conceitos e a facilitação que as séries fechadas proporcionam a essas relações.

Aprendendo os dias da semana

As séries fechadas são fáceis de a criança memorizar

Está aprendendo os dias da semana! Os especialistas dizem: Os nomes dessas séries fechadas são utilizados frequentemente pela comunidade falante e, por isso, são aprendidos e retidos na memória de forma mais fácil que outros nomes isolados ou agrupados em categorias menos explícitas. As crianças dessa idade costumam gostar de aprendê-los.

Outras séries fáceis de aprender

As séries fechadas ajudam a criança a ampliar o vocabulário e a aprender novos conceitos

Como posso ajudá-lo? Os especialistas dizem: Há muitas canções populares que ajudam na aprendizagem dessas séries (números, dias da semana, estações do ano, etc.): Ex:
2

E os números

Dominar a récita numérica é uma etapa que antecede a construção do conceito de número e de quantidade pela criança

Quantos têm?

A esta pergunta a criança responde recitando a sequência numérica

C: Um, dois, tês. N: Quantos pratos tem? C: Um, dois, tês.

Ela não sabe o total?

Recitar é diferente de quantificar

Quando peço que me diga o total, sempre conta de novo. Ele se esquece? Os especialistas dizem: Quando as crianças aprendem a série de números (mesmo que apresentem algum erro ou esquecimento), elas os recitam algumas vezes no vazio e outras atribuindo um número a cada um dos elementos de uma série, mas saber que o último número atribuído corresponde a quantidade final é uma conquista que requer certa experiência em contar.
3

Posso lhe pedir uma maior precisão?

O importante papel do adulto como facilitador na construção de sentidos e na comunicação da criança pequena

Ali onde?

Como o adulto pode contribuir com a construção de um vocabulário mais específico

Muito alto, muito baixo...

Quando o corpo da criança começa a ser seu ponto de referência

Em cima, embaixo...

Quando outros objetos também passam a ser pontos de referência para a criança

Os especialistas dizem: E também a relacionar com outros objetos: ¥ “em cima da mesa”; ¥ “embaixo da mesa”; ¥ “dentro do armário”. Você pode dizer e pedir a ele que confirme entre várias alternativas: “Dentro da mochila ou em cima da cama?”

A dificuldade cognitiva e a imprecisão lexical das crianças pequenas diante de perguntas difíceis

Algumas relações entre palavras e conceitos levam mais tempo para serem entendidos

Em resumo: Gosta de aprender séries fechadas, mas certas perguntas são impossíveis pela sua dificuldade cognitiva (o cardinal de uma série numérica, por exemplo). Também, às vezes, não apresenta precisão lexical.