3 a 4 anos Vocabulário
Guia pais e educadores Imprimir

Pequenas palavras

Palavras que têm a função de juntar ou unir outras palavras.
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Pronomes

Conforme vão crescendo, embora nem sempre de forma correta, as crianças incorporam cada vez mais pronomes ao seu discurso

Eu!

A criança começa a usar pronomes em seu discurso

Garçom: Você gosta? Né: Eu goto. Mãe: Quem cai? Né: Caio! Eu caio

Eu, meu, minha, me

Os pronomes em primeira pessoa são os primeiros que a criança diz

Já não fala como “Tarzan”. Agora diz todas as palavras! Os especialistas dizem: Cada vez incorporam mais pronomes. Os de primeira pessoa são os primeiros que aprendem: Eu, meu. Depois adicionam o “minha” (“minha mãe”) e, por fim, o “me” (“me penteio”). Pouco a pouco vão incorporando outros pronomes em segunda e em terceira pessoa e também no plural.

Este, algum, quem...

Outros pronomes vão sendo incorporados aos poucos

“Eu derrubei ele”

É comum a criança produzir construções erradas com os pronomes

Eu derrubei ele!

O emprego correto de alguns pronomes

Uma aprendizagem que leva tempo

Às vezes, Nélson muda a ordem. Os especialistas dizem: Saber onde se deve colocar o pronome que substitui o objeto é muito difícil: Eu o derrubei (o = brinquedo). Até mesmo alguns adultos se equivocam!
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Artigos, preposições e advérbios

Quando a criança incorpora todos os elementos necessários ao discurso

Está falando cada vez melhor!

A criança se expressa corretamente

N: Já não diz: “ O menino pegado a bola o João”. Hoje no parque veio me dizer: “Um menino pegou a bola do João”.

Agora formula frases completas

A criança faz uso de advérbios e locativos em suas frases

Agora o entendo bem, parece um menino mais velho! Os especialistas dizem: Cada vez formulam frases mais longas e com todos os elementos, conhecem e usam advérbios de tempos e locativos. Embora, muitas vezes, ainda não façam uma distinção clara entre eles. Ex.: “Ontem” pode significar realmente ontem ou simplesmente um dia passado

É mais difícil usar palavras funcionais

Por apenas estabelecerem relações entre elementos do discurso, demoram mais para serem apreendidas

Em resumo: As palavras funcionais ajudam a construir o sentido das frases, mas são difíceis de aprender porque não possuem acento próprio e porque são muito móveis. Tanto as crianças, como também os estrangeiros e alguns adultos apresentam dificuldades.