3 a 4 anos Fonética e fonologia
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Prosódia e interação

O uso de curvas melódicas para fins comunicativos. Como a entonação ajuda no aprendizado de palavras.
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Aprendemos as palavras enfatizadas?

As palavras destacadas pela entonação chamam a atenção da criança para o nome de novos objetos

O adulto enfatiza algumas palavras ao falar com a criança

O que isso contribui com o aprendizado dela?

Pai: Me dê o retângulo. A ponte, não! O retângulo!

A criança aprende facilmente palavras destacadas pela entonação

Por que isso acontece?

Observo que quando destaco com uma entonação mais marcada uma palavra que não conhece, esta é aprendida mais facilmente.

As palavras destacadas nomeiam objetos novos

A criança entende o destaque dado pela entonação

Realmente, produz algum efeito pronunciar as palavras com maior ênfase? Os especialistas dizem: Quando dizemos uma palavra destacando-a diante de um objeto desconhecido, as crianças a interpretam como o nome do objeto.

A entonação chama a atenção para o nome destacado

A criança aprende uma nova palavra

Por que é assim? Os especialistas dizem: As crianças acreditam que o que acentuamos prosodicamente corresponde a um aspecto proeminente da situação.

A entonação serve como pista para a criança

Ela relaciona a palavra destacada ao novo objeto

Como sabe que essa palavra é o nome desse objeto? Os especialistas dizem: Essa relação entre a curva entonativa e a nova palavra só ocorre quando a criança desconhece o nome do novo objeto. Frequentemente também observa outras pistas, como a direção do olhar e os gestos das mãos.
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Elementos destacados e curvas entonativas

Os elementos destacados e as curvas entonativas servem para chamar a atenção para algo que se quer comunicar

A criança começa a fazer uso da entonação em sua fala

Para chamar a atenção para o que quer destacar

C: Quero brincar em casa, não ir ao parque.

Observando e imitando os adultos

As crianças começam a empregar diferentes curvas melódicas em seu discurso

Às vezes eu rio muito com Nélson. Ele é capaz de desfazer mal-entendidos da conversa. Como é possível? Os especialistas dizem: As crianças observam como os adultos marcam com diferentes curvas melódicas acentuadas a informação que desejam destacar.

A criança produz variação melódica

Para desfazer mal-entendidos

Ah! Por isso, às vezes, faz comentários quase gritando, sem controle. Os especialistas dizem: A habilidade de usar essas curvas se desenvolve entre os 2 e os 3 anos e nem sempre se apresenta de forma exatamente igual a do adulto. Essa entonação serve para desfazer mal-entendidos ou informações erradas.

A criança produz variação melódica

Para destacar o que quer

Ele também é capaz de expressar o que prefere, marcando muito claramente o elemento desejado. Né: Não quero o azul, quero o amarelo! Os especialistas dizem: Para destacar um elemento dentro de um conjunto ou entre duas ou mais possibilidades.

A presença de marcas prosódicas no discurso da criança

Destacar ou indicar elementos

Em resumo: No discurso, utilizamos marcas prosódicas para tornar a informação que queremos destacar mais proeminente, estabelecendo um contraste (foco contrastivo) ou indicando uma opção alternativa a que se esperava ou acreditava (foco corretivo).
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Informação nova e entonação

Os turnos de fala são alternados entre os falantes pela entonação e marcas melódicas descendentes, que indicam o fim do discurso e abrem espaço para a colocação de uma nova informação

Já terminou seu discurso?

Nem sempre é possível perceber se a criança concluiu sua fala

C: ... Pai: Já acabou a frase?

Alternar os turnos de fala

Quando a criança irá aprender?

N: Algumas vezes não sei se Nélson terminou de falar e espera que eu continue, ou quer seguir falando e se segura porque pensa que eu vá lhe dizer algo. C: Queio ota! Pai: Então, quer outra?

Entonação e curva melódica indicam o fim do discurso

O adulto é o grande modelo para a criança nessa aprendizagem

Por que me confundo? Por que não entendo que acabou de falar? Os especialistas dizem: A conversa se estrutura com a alternância entre os turnos de fala dos participantes. Nós, adultos, indicamos que terminamos de falar modificando a entonação e produzindo uma curva melódica descendente.

Os diferentes turnos da interação

Uma aprendizagem que acontece na troca com o adulto

Então, quer dizer que Nélson não marca por completo que tenha terminado o seu turno? E, por isso, às vezes eu tenho dúvidas? Os especialistas dizem: Exatamente. Os aprendizes, à medida que participam mais de conversas com adultos, adquirem os diferentes mecanismos que estes utilizam para gerenciar os diferentes turnos da interação.

A criança não finaliza o discurso

Quando ainda quer manter a sua vez

Às vezes, sei que o mantém, mas não diz nada. Os especialistas dizem: Mas outros fatores influenciam os turnos de falas e não apenas a comunicação. Por exemplo, a criança quer manter a sua vez de falar para pensar no que vai dizer ou para tentar manter a atenção do outro (da professora, nesse caso).

Orações interrogativas, declarativas ou imperativas

As primeiras formas melódicas que a criança produz

Em resumo: O processo de aquisição das formas e funções das diferentes curvas melódicas é longo. Antes de produzir as primeiras combinações de duas palavras, as crianças já são capazes de utilizar formas melódicas para indicar o tipo de oração (interrogativas, declarativas ou imperativas).

Formas e funções das diferentes curvas melódicas

Uma aprendizagem a longo prazo

Posteriormente, iniciam-se em outras funções mais relacionadas ao tratamento da informação (contraste entre informação conhecida e nova ou informação destacada) e à gestão de sua participação na interação. O domínio de grande parte das funções das diferentes curvas melódicas não é adquirido antes dos 5 anos de idade.
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Gestão da conversa e da entonação

A entonação destaca uma nova informação no discurso

Muitas informações destacadas ao mesmo tempo

Tudo parece importante no discurso da criança

Queio o gande e vemelo. É o pai de todos e vai dá de comê...

A entonação deve marcar apenas uma nova informação

Por que a criança destaca tudo em seu discurso?

As crianças aprendem com os modelos

Os adultos, às vezes, exageram no que querem comunicar

Ah! Então, por que o fazem? Os especialistas dizem: Às vezes, as crianças entre 2 e 3 anos reproduzem o modo de falar dos pais que, para se fazerem entender, destacam tudo o que dizem a seus filhos.

O uso adequado da entonação

O adulto deve destacar apenas novas informações no diálogo com a criança

A criança aprende a fazer uso da prosódia

Ao destacar apenas novas informações em seu discurso