3 a 4 anos Gramática
Guia pais e educadores Imprimir

Os verbos

A complexa aprendizagem do sistema verbal.

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Usa muitos verbos

Primeiro, a criança aprende o aspecto do verbo

Agora diz muitos verbos

Caiu, quebrou, bateu...

N: Não dou conta de anotar. Né: Corria, bateu, saltô, caiu, tava, xaiu.

Adota primeiro os verbos dinâmicos

O significado dos verbos para a criança

Mas prefere os efeitos como caiu, quebrou… Os especialistas dizem: Sim! Argumenta-se que as crianças aprendem primeiro o aspecto do que o tempo verbal. O que isso quer dizer? Que o significado lexical do verbo define a natureza dos eventos como estáticos, dinâmicos, pontuais ou contínuos.

Os verbos definem a natureza dos eventos

Estáticos ou dinâmicos

Os especialistas dizem: Por exemplo, em ”caiu”, a criança considera um evento dinâmico e pontual; em “corria”, um evento dinâmico e contínuo. Aspecto verbal: Situação → estática → dinâmica → pontual → contínua
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Faz variação entre os verbos

A criança aprende a usar o mesmo verbo de duas ou mais formas diferentes

Brincando, diz muitos verbos

O que aprende com isso?

Pai: Diz muitos verbos quando está brincando. C: Tava qui… e caía e caiu e quebô. C: Vá domi! Domiu.

Caia, caiu, cai...

A criança aprende a usar o mesmo verbo de outra forma

Os especialistas dizem: Depois de produzirem uma forma para cada verbo, produzem, ao menos, duas ou mais formas para o mesmo verbo. E então começa o trabalho morfológico.

O surgimento das frases interrogativas e negativas no discurso da criança

Uma combinação entre dois ou mais verbos

Os especialistas dizem: Mais tarde, passam a combinar dois ou mais verbos e a realizar construções, como interrogação ou negação.
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Me dou conta das variações

A produção do discurso relaciona o verbo a outros elementos gramaticais

A criança começa a relacionar o verbo a outros elementos gramaticais

Número, pessoa, tempo

Né: Não tá. Não tão. (número) Né: Não poxo, você pode? (pessoa) Né: Vá domi! Domiu. (tempo)

A criança ajusta a forma verbal ao discurso

Como isso acontece?

Como aprendem essas formas? Os especialistas dizem: Como dissemos, primeiro aprendem uma forma para cada verbo e cada forma corresponde a uma entrada lexical.

A aprendizagem das diferentes formas verbais

De uma única forma às relações de tempo, número, modo

Os especialistas dizem: Depois fazem contrastes: ¥ de pessoa, entre a primeira e a segunda pessoa; ¥ de verbos, como querer e poder; ¥ de eventos em número e tempo, como está/estão, quebrou/quebraram; e de modo, como vá dormir/dormiu.
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Constrói frases

A construção de frases nominais e verbais pela criança

A criança constrói frases completas

Um caminho percorrido

Não quero mais leite.

Frases nominais e verbais

A criança já é capaz de falar sobre objetos e eventos

Agora sim podemos dizer que constrói frases! Os especialistas dizem: Isto é, pode construir frases sobre nomes para falar de gente, dos lugares e das coisas. E frases verbais para falar de eventos no tempo ou para descrever o estado das coisas.
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Entende quando lhe pergunto

A conquista do desenvolvimento gramatical

Agora responde às perguntas que lhe são feitas

A criança entende a pergunta e constrói respostas

Pai: Quem fez isso? C: O gato. Pai: O que fez? C: Jogô o pato.

A criança alcançou o desenvolvimento gramatical

Já compreende a relação que existe entre agente e paciente na construção do discurso

Como constrói frases? Os especialistas dizem: Há uma relação entre agente e paciente. E isso é a “coluna vertebral” do desenvolvimento gramatical. Há muitos índices que revelam que a criança está atenta a essa relação: ¥ a ordem dos constituintes; ¥ os aspectos morfológicos; a informação sobre si, em que um dos participantes é um sujeito animado ou inanimado.

A construção do sistema verbal pela criança

Um processo lento e gradual

Em resumo: As aprendizagens morfológica e sintática são lentas e complexas. Nas línguas românicas, elas são construídas gradualmente pelas crianças. Sobretudo, aquelas que se inserem em áreas de grande complexidade e irregularidade.