4 a 5 anos Língua Escrita
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Vocabulário e alfabetização

Uma relação bidirecional: o aumento do vocabulário contribui para a compreensão e vice-versa.
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Vocabulário e linguagem escrita

Quanto maior o vocabulário, maior compreensão e interesse pelos textos escritos

A criança lê o que escreveu

Como os atos de escrever e ler estão relacionados ao vocabulário que a criança possui

C1: O que é isso? C2: Uma mesa. C1: O que você escreveu? C2: ME-SA. Prof: O que você escreveu? Consegue ler? Menino: Sim. Está escrito LEÃO​​.

O interesse da criança pela leitura se fortalece quando ela compreende o que lê

Um vocabulário rico contribui para a compreensão dos textos escritos

Aprendi durante um curso que a quantidade de vocabulário afeta o aprendizado da linguagem escrita. Os especialistas dizem: Sim, a quantidade afeta. Geralmente, os alunos com pouco vocabulário, apresentam baixo rendimento na leitura e menor compreensão dos textos. Em consequência, resistem a ler porque não compreendem.

Quanto mais se lê, mais se enriquece o vocabulário

Quanto mais se enriquece o vocabulário, mais se aprende

Então, aprenderão menos... Os especialistas dizem: De fato, há uma relação de reciprocidade: quando leem menos, as crianças adquirem menos vocabulário, isso retroalimenta suas dificuldades e a aprendizagem escolar em geral.

É preciso expor as crianças aos textos escritos

As diferenças de aprendizagem na escola refletem uma desproporção no vocabulário das crianças e, consequentemente, os diferentes graus de aproximação aos textos a que estão expostas

Realmente, algumas crianças começam a escolarização com muito mais vocabulário que outras. Os especialistas dizem: Sim, isso pode ser constatado. Estudiosos observaram variados graus de exposição ao conhecimento de vocabulário e encontraram diferenças quantitativas. Por isso, é importante compensar essas diferenças na escola.

A defasagem no vocabulário da criança é cumulativa

É papel da escola e das famílias aproximar as crianças da leitura de textos diversos

Narradora: Essas diferenças se agravam com o tempo? Os especialistas dizem: Sim, essas diferenças se acumulam e se agravam. Ao finalizar a escolarização elementar a quantidade de palavras conhecida é de: 20.000 crianças mais favorecidas 5000 crianças menos favorecidas Por isso, a escola, juntamente com as famílias, tem papel importante.
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Linguagem escrita e vocabulário

Quanto maior compreensão e interesse pelos textos escritos, maior o vocabulário

Era uma vez...

Uma expressão característica das histórias infantis

Era uma ve...

Os livros expõem às crianças uma linguagem mais elaborada

As crianças aprendem formas, construções, termos e expressões que não usam em sua fala cotidiana

Percebo que o vocabulário das histórias é diferente do que utilizamos diariamente. Os especialistas dizem: A linguagem dos livros é muito mais ampla, sofisticada e complexa. A linguagem cotidiana é menos sofisticada. Isto é, muitas das palavras que encontramos nas histórias não são usuais nas conversas de casa.

Devemos facilitar a compreensão do texto, substituindo palavras difíceis por outras que as crianças entendem?

O que é possível fazer diante das palavras novas e difíceis dos livros

Por isso, às vezes, substituo as palavras difíceis por outras mais fáceis. Os especialistas dizem: Mais do que substituir, os especialistas recomendam: • defini-las; • oferecer sinônimos; dar explicações contextuais acompanhadas por gestos, desenhos, etc.

As histórias enriquecem o vocabulário da criança

A criança amplia seu repertório de palavras

Então, as crianças aprendem palavras novas a partir dos livros. Os especialistas dizem: Sim, está demonstrado que existe uma relação estável e sólida entre a leitura compartilhada e o aumento do vocabulário.

As crianças não aprendem apenas palavras

A leitura de história favorece o conhecimento de muitos elementos da linguagem

Aprendem apenas vocabulário ou também outros aspectos da linguagem? Os especialistas dizem: Claro!Também outros aspectos! Em relação à sintaxe, aprendem que há construções complexas frequentes nos textos escritos; e nas palavras, construções com flexões ou derivações.

O adulto deve sempre criar momentos de leitura compartilhada com a criança

A exposição aos textos escritos favorece o desenvolvimento de muitas aprendizagens

Em resumo: As relações encontradas entre a leitura e o vocabulário são consistentes com a ideia de que a exposição à leitura compartilhada pode ajudar às crianças a adquirirem importantes habilidades de linguagem e de compreensão do escrito.