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Onomatopeias

As crianças são atraídas pelos aspectos sonoros da linguagem.

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Imitamos sons

Brincando de imitar os sons das coisas a criança aprende muitas palavras

Imitamos os sons das coisas!

Esta é uma atitude frequente entre os adultos que cuidam de crianças

Clenice e eu repetimos muito os sons das coisas, dos animais e das nossas ações. N: Glub-glub quando toma a mamadeira.

Dizemos muitas onomatopeias

Estas são as primeiras palavras que a criança aprende

Todas as crianças fazem isso? Os especialistas dizem: É frequente reconhecermos muitas onomatopeias – sons que imitam animais, pessoas, objetos ou ações – entre as primeiras palavras que as crianças dizem e compreendem. B: Explore a galeria para conhecê-las!
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Adora escutar os sons que faz

A sonoridade das palavras desperta o interesse das crianças

A sonoridade das onomatopeias atrai as crianças

Os sons que imitam os sons das coisas

Clenice continua gostando que eu faça “splash-splash” quando ela bate as mãos na água. C: SPLASH, SPLASH!

Por que gostam tanto de onomatopeias?

As crianças entendem facilmente a relação entre a forma e o significado dessas palavras

Por que ela presta tanta atenção aos sons? Os especialistas dizem: As onomatopeias são muito fáceis de entender porque entre a forma (o som) e o significado (o nome) há uma relação motivada que pode ser, em alguns casos, muito transparente e clara. Além disso, quando as crianças percebem que estão falando sobre o que elas estão vendo ou fazendo, rapidamente focam sua atenção na fala.
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Cada vez sabe mais onomatopeias!

A estrutura simples das onomatopeias facilita o seu aprendizado

Au-au; miau; vrum-vrum

A criança nomeia animais e objetos usando onomatopeias

Com as onomatopeias, Clenice nomeia muitos animais: “miau” para o gato, “au-au” para o cachorro, “muuuu” para a vaca… Também reproduz os sons que fazem as coisas, como “uó-uó uó-uó” para a ambulância!

Aprendem facilmente

As onomatopeias são palavras de estrutura simples e, por isso, mais fáceis de falar

Os especialistas dizem: As onomatopeias são fáceis de falar, pois geralmente são formadas por: • uma só sílaba (muuuu, trimmm, splash, etc.); • uma sílaba que se repete (qua-qua, toc-toc, au-au, etc.); • uma sílaba que se repete, mudando apenas a vogal (dim-dom, tic-tac, vapt-vupt, etc.). Com as onomatopeias, muitas vezes, pais e filhos desencadeiam um jogo de repetições: Pai: Miiiau. Filho: Miiiiiiaaaaauuuuuu. Pai: Mmmmmmmmmiau.
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Falar com onomatopeias

Das onomatopeias aos nomes das coisas

Posso chamar o cachorro de au-au?

Existe uma forma adequada de falar com a criança?

Algumas pessoas me fazem pensar que estou falando com Clenice como se fosse uma criança mais nova! N: Mmmmmm! Que delícia!

É importante, também, nomear corretamente os animais, objetos e ações

E ampliar o repertório de palavras da criança

É correto falar com ela usando onomatopeias? Os especialistas dizem: O uso de onomatopeias ajuda a criança a usar a linguagem por sua simplicidade fonológica e porque facilita a sua relação com o referente. No entanto, quando ela já domina um vocabulário maior (por volta de 50 palavras), é importante também nomear o animal ou objeto ao que se refere. Por exemplo: “O au-au! Ah! Sim, o cachorro!” Mais adiante, pode-se também nomear as ações (latir, miar, cacarejar). Por exemplo: “O cachorro late e faz au-au”.