18 meses a 3 anos Vocabulário
Guia pais e educadores Imprimir

Relaciona palavras

Quais e como se relacionam as palavras.
1

Aprendem novas palavras?

A criança continua aprendendo ao estabelecer relações entre as palavras

Já fala o nome de tudo!

O que podemos fazer para que continue aprendendo?

Clenice já fala muito! Perdi a conta de tudo o que diz! N: É um animal. C: GATO. N: É um filhote. C: MIAU. N: Pula e corre. C: COME.

A criança aprende a relacionar palavras

Palavras ligadas por um tema comum ou por serem contrárias

Como ela relaciona as palavras? Os especialistas dizem: Agora já começa a relacionar as palavras entre si de muitas maneiras: • sobre o mesmo tema – palavras gerais e específicas, por exemplo animal e cachorro; e também relacionando contrários ou palavras próximas, como cachorro e filhote.

Relacionam palavras a partir das partes que compõem um todo

As partes que formam um todo

Para que Clenice aprenda, digo-lhe os nomes das partes. C: RABO. N: É um gato. Tem nariz, boca, rabo, unhas.

Relacionam palavras a partir do todo formado por partes

O todo e suas partes

Os especialistas dizem: Outra forma de relacionar as palavras entre si é pela relação entre o todo e suas partes. Gráfico: Cavalo Orelha Olho Rabo Unha Pata
2

Relações lexicais

A criança relaciona palavras a partir de critérios temáticos ou por relações contrárias

A criança aprende a fazer relações temáticas

Relações sobre um campo temático, parte/todo ou hierárquicas

Relações lexicais temáticas Gráfico 1: Menina Água Sabão Banheira Relações temáticas sobre o mesmo campo temático: o banho. Gráfico 2: Relações temáticas parte/todo: Dedo/mão. Gráfico 3: Avós Mamãe Clenice Relações temáticas hierárquicas: avô – mamãe - Clenice.

A criança aprende a fazer relações contrárias

Relações por gradação ou por afirmação e negação

Relações lexicais contrárias: Gráfico 1: Relações contrárias por gradação: Baixo – alto. Gráfico 2: Relações contrárias com afirmação-negação: tenho – não tenho.