18 meses a 3 anos Fonética e fonologia
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Mudanças nos sons

Como a criança elimina, adiciona e copia alguns sons.

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Elimina sons

Alguns sons bem pronunciados em algumas palavras não o são em outras

Ela “engole” alguns sons ao pronunciar determinadas palavras

Por que as crianças eliminam sons que já sabem pronunciar?

Há algo que me surpreende muito! Ainda que Clenice saiba pronunciar os sons, às vezes parece que os “come”! C: VIÃO. N: Avião? C:FLO. N: Flor?

É comum as crianças tentarem simplificar a pronúncia das palavras

Nessa tentativa, propõem mudanças regulares em palavras de pronúncias próximas

Uma amiga me disse que parece custoso para Clenice unir os sons. Eu me pergunto se é mesmo assim. Os especialistas dizem: Apesar de as crianças saberem pronunciar os sons, ainda estão aprendendo a estrutura global da palavra. Os sons se combinam para formar as sílabas. Ante às dificuldades, as crianças realizam uma série de mudanças bastante regulares que simplificam a pronúncia das palavras.

Sílabas sem acento e consoantes finais

A regularidade na escolha das partes eliminadas

Que tipo de mudanças Clenice realiza? Os especialistas dizem: As crianças se utilizam das seguintes estratégias: • eliminam as sílabas que não têm acento (“vião” para avião); e eliminam consoantes que aparecem ao final da sílaba (“flô” para flor).
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Adiciona sons

Para facilitar a pronúncia das palavras, a criança altera a estrutura das mesmas para aquela que mais domina

Adiciona sons às palavras

Por que é comum a criança fazer isso

Clenice não deixa de me surpreender! Elimina sons, mas outras vezes os adiciona! P: Um... dois e... C: TERES P: Três?

Acrescenta uma vogal para simplificar a pronúncia de palavras

A criança transforma a palavra para uma estrutura que lhe é familiar (CV)

Será que adiciona esses sons para que se pareçam com palavras que ela conhece? Os especialistas dizem: Outra maneira de a criança simplificar a pronúncia de uma palavra consiste em adicionar um som que facilite sua estrutura e corresponda a uma combinação de consoante e vogal (CV). Assim, adiciona uma vogal: • entre duas consoantes que formam uma sílaba: CCV (três - teres; e ao final de uma sílaba formada por CVC (nariz - narizi).
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Substitui sons

A criança substitui sons que lhe são difíceis por outros mais fáceis de pronunciar

Ela troca alguns fonemas na pronúncia de palavras

Alguns sons são muito difíceis para as crianças dessa idade

Escutando a Clenice atentamente percebo que, em algumas ocasiões, ela substitui uns sons por outros. Embora saiba pronunciar o “r” às vezes o pronuncia como “l”. C: QUELO. N: Quero?

Não são trocas aleatórias

As crianças substituem consoantes que ainda não dominam por outras mais fáceis de pronunciar

Por que ela substitui alguns sons nas palavras? Eu tenho a impressão de que essas trocas não são casuais. Os especialistas dizem: No processo de aquisição das consoantes, as crianças substituem aquelas que ainda não dominam bem por outras mais simples de pronunciar e que são próximas em suas características. Também coincidem com aquelas mais frequentes nas estruturas das palavras que escuta e que conhece. Assim, por exemplo, é mais fácil pronunciar os sons de “b” ou “p”, pois são produzidos soltando o ar de uma só vez, do que os fonemas formados com as consoantes “f” ou “z”, em que é preciso friccionar e soltar o ar de uma forma contínua.

Algumas trocas recorrentes na pronúncia de palavras

L/R, F/V

Que outros tipos de sons reproduz? Os especialistas dizem: Outras substituições frequentes que as crianças realizam são: • dizem o “l” no lugar de “r” (ladio → radio); e pronunciam “f” no lugar do “v” (faca → vaca).
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Copia os sons

A criança repete sons para simplificar a pronúncia das palavras

Pepeta (chupeta), papato (sapato), neneca (boneca)

É comum repetir partes na construção das palavras

Clenice algumas vezes diz “papato” no lugar de sapato. Parece que copia uma parte da palavra.

A criança muda a forma das palavras

Jeitos de simplificar a pronúncia

Todas as crianças mudam a forma da palavra ou apenas Clenice? Os especialistas dizem: As crianças também simplificam a pronúncia das palavras repetindo as mesmas consoantes nas duas sílabas: POPO → copo.

A repetição de sons nem sempre é exata

Mas os sons são semelhantes no ponto de articulação da pronúncia

As crianças sempre copiam os sons de forma exata? Os profissionais dizem: Algumas vezes pronunciam de forma semelhante. Por exemplo, dizem pubo → tubo. Nesse caso o som “t” copia o ponto de articulação do som “b”.