18 meses a 3 anos Fonética e fonologia
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Mudanças nas combinações

Por que as crianças simplificam sílabas e preferem certas formas sonoras.
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Mudam as sílabas

Outro modo de simplificar a pronúncia das palavras

A criança altera as sílabas das palavras

Meios de facilitar a pronúncia

Não consigo entender porque, apesar de saber pronunciar os sons, Clenice, às vezes, muda a forma da palavra. C: ZOIO (os olhos).

A criança aprende a combinar os sons

A primeira estrutura: CV (consoante-vogal)

Como ela aprende a combinar os sons? Os especialistas dizem: As crianças passam por 4 estágios no processo de aprender a combinar sons para formar as sílabas. N: O que aprendem primeiro? 1º estágio As crianças aprendem a produzir combinações de consoante seguida por vogal (C+V). Se a palavra apresenta uma sílaba formada por uma CVC, simplificam-na e produzem CV: porta → pota.

Combinar sons e formar sílabas

Um aprendizado em quatro etapas

Os especialistas dizem: Em um primeiro momento, as crianças não deixam uma vogal sozinha. Por isso, “zoio” em lugar de olho. Depois, aprendem que as vogais também podem aparecer sozinhas para formar uma sílaba. É então quando dizem bem: olho. Posteriormente aprenderão a produzir outras combinações com CCV. Em um primeiro estágio dirão “teres”, depois “três”. Adicionando a consoante ao final da sílaba.
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Dizem palavras de duas sílabas

A criança prefere a estrutura sonora que lhe é mais familiar

As crianças transformam as palavras em palavras com duas sílabas

Vamos entender o porquê

Clenice diz muitas palavras com duas sílabas, ainda que elas tenham uma ou três. C: TEREM (trem).

A preferência por duas sílabas

Quando adicionam ou eliminam sons

Por que as crianças tendem a dizer palavras de duas sílabas se é mais fácil dizer uma palavra de uma sílaba? Os especialistas dizem: As crianças preferem as palavras formadas por duas sílabas. E tendem a adicionar ou eliminar sons para adequar as palavras a essa estrutura.

A linguagem que a criança escuta interfere em seu processo de aquisição da linguagem

Duas sílabas é a estrutura mais recorrente no português do Brasil

Em resumo: As crianças brasileiras que aprendem português preferem as palavras de duas sílabas, enquanto as crianças inglesas preferem as de uma só sílaba, já que é essa a estrutura mais frequente em inglês. Tal diferença mostra que no processo de aquisição da linguagem não apenas intervêm os fatores relacionados à facilidade de produção dos sons, mas também a linguagem que a criança escuta desempenha papel importante.