4 a 5 anos Discurso
Guia pais e educadores Imprimir

A participação nas conversas de família

As crianças participam cada vez mais das conversas de família e das conversas em sala de aula para trocar informação e elaborar discursos extensos.
1

As trocas de informação

As crianças se interessam pelas conversas em família e em outros contextos para trocar informação

A criança faz comentários à fala do adulto

Agora participa da conversa

Mãe: Eu estava assistindo à TV e apresentaram uma exposição sobre mitologia grega... C: Sim, eu também vi. É muito legal!

A criança compartilha informações

É atuante nos diálogos

Os especialistas dizem: Nessa idade, as crianças começam a fazer verdadeiras trocas de informação no sentido estrito. Em casa → com os pais. Na escola → com os companheiros e professores.

A criança aprende muito em situações de diálogo

Quanto mais oportunidades de vivenciar esses momentos, melhor!

Ruth participa cada vez mais! Os especialistas dizem: Sim, já podemos observar muitas habilidades: 1. Respeita os turnos da fala (do intercâmbio). 2. Evita interrupções ou pausas longas. 3. Responde a perguntas. 4. Escuta e demonstra atenção ao interlocutor. 5. Fala sobre temas relacionados. 6. Pede esclarecimentos se mudamos de tema. 7. Começa a controlar os procedimentos de cortesia. Tenta garantir a intercompreensão.

Grandes conquistas!

A criança busca garantir o entendimento das partes durante a conversa

Os especialistas dizem: Isso quer dizer que relaciona os enunciados com o que foi dito pelo interlocutor de forma apropriada e de acordo com o conteúdo da conversa.
2

As listas para estender o discurso

As crianças usam as listas como recurso para elaborar discursos extensos

A criança enumera elementos...

Um discurso em forma de lista

Pai: O que você viu? C: Uma se chamava “Penépe” e o outro, Ulisses. Como seu amigo... e um filho...

As listas são o primeiro recurso...

...para a criança estender o discurso

Os especialistas dizem: As histórias das crianças começam com as listas de elementos. As listas são usadas para expressar uma experiência passada e, muitas vezes, são misturadas a outras formas, como a narração.

A criança produz listas

Para organizar a memória e a experiência

Penélope, Ulisses e Telémaco. Os especialistas dizem: É um recurso para estender o discurso e manter o tema durante alguns enunciados. Como a narração, a listatambém serve para organizar a memória e a experiência.

O discurso da criança aos 4 anos

Mais longo e informativo

Em resumo: Ruth se utiliza de dois novos recursos: • um, relacionado às trocas de informação; e outro, ao discurso estendido.