4 a 5 anos Discurso
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A socialização linguística

As crianças aprendem aspectos metalinguísticos em casa, entre os amigos e na escola.

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Na família, fala meta-discursiva

O desenvolvimento metalinguístico da criança acontece na interação com outros falantes

O adulto pede para a criança repetir o que disse

A criança aprende com esse pedido?

C: ....mñsfm... Mãe: O que você disse? Com quem você está falando?

Falar sobre a fala

Uma aprendizagem metalinguística

Peço que repita o que disse. Os especialistas dizem: O uso de “dizer”, o esclarecimento da referência, a explicitação de para quem se fala, o discurso referido de outro, o pedido de repetição, etc. são formas de “falar sobre a fala” ou formas metalinguísticas.

O adulto informa que é impossível compreender o discurso da criança

A criança repensa a forma de dizer para se fazer entender

C: ….mñsfm… Mãe: Eu te disse que já chega. Não te entendo.

A criança reflete sobre a própria fala

A partir da reação do adulto ao seu discurso

Os especialistas dizem: Estas formas metalinguísticas são frequentes no discurso familiar. Os estudos dizem que em torno de: Discurso familiar: 12% formas metalinguísticas

O desenvolvimento metalinguístico da criança

A criança se apropria de elementos linguísticos ao refletir sobre a própria fala

Os especialistas dizem: Escutar estas etiquetas metalinguísticas nas reparações, correções, modelagem, reformulações, pedidos de esclarecimento, explicações de significados e de referência, etc. ajuda a criança a pensar na linguagem e em seu desenvolvimento metalinguístico.
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Entre iguais, atos de fala e registro

Entre amigos, a criança utiliza práticas discursivas ou atos de fala que são frequentes naquele grupo

A criança se comunica verbalmente com os colegas

O que aprende nessas situações?

A criança aprende sobre a linguagem na interação com seus pares

Os momentos de interação geram muitas oportunidades de reflexão sobre a língua

O segredo é uma prática discursiva comum entre as crianças dessa idade

Reflete um modo de conversar e de se relacionar com o grupo

Todo o dia estão assim! Os especialistas dizem: São maneiras dentro da conversa, os colegas aprendem a se relacionar no grupo usando tanto as piadas como os segredos.

A criança realiza práticas discursivas como forma de interagir com os colegas pela linguagem

Práticas verbais comuns ao grupo

Os especialistas dizem: Temos que reconhecer que inclusive os insultos pessoais, os abusos jocosos, as risadas, as chacotas, podem fazer parte das práticas verbais dos grupos. Calma, porque isso só ocorre na adolescência!
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Na escola, linguagem letrada

Na escola, as crianças são levadas a refletir sobre a linguagem

Na escola, professora e alunos conversam a partir de um texto escrito

Quais aprendizagens são possíveis a partir de agora?

Menos mal que aqui se fale de temas interessantes...

A escola propicia o contato da criança com o texto escrito

O texto escrito torna-se objeto de aprendizagem e de reflexão

Os especialistas dizem: Sim, na escola se fala a partir dos textos. Com a escolaridade, os textos passam a ser o objeto em relação ao qual se estabelecem os diálogos entre os participantes.

A criança aprende sobre linguagem nos momentos de leitura compartilhada

Oportunidades de aprender a falar sobre o texto

Os especialistas dizem: A leitura compartilhada pode ser um bom contexto para que o adulto apresente às crianças o falar sobre os textos com comentários, citações, paráfrases, explicações e metalinguagem.

À entrada na escola

O universo da linguagem letrada

Os especialistas dizem: Como podem ver: Chegamos à escola! Mas, as crianças seguem tendo também a hora do recreio!