0 a 18 meses Gramática
Guia pais e educadores Imprimir

Conceitos relacionais

Os processos de compreensão da gramática.
1

Vai entendendo pouco a pouco

Aprender gramática, uma aprendizagem em processo

O que a mamãe está querendo dizer?

O bebê reflete sobre as palavras

Venha! Me dá a chupeta! (Onomatopeia da chupeta): CHUP

Nem sempre entende o que eu digo!

Em cima, embaixo... O que isso significa?

Ainda não entende tudo! Ontem eu falei para Pedro: “Guarde a chupeta na sacola”, mas ele não me entendeu. Os especialistas dizem: Claro que não! No entanto, Pedro sabia que se falava sobre a chupeta e, por isso, chupou-a mais intensamente mesmo sem compreender o que foi dito. Já entende o significado de chupeta e sacola, mas ainda não compreende as relações “em cima” ou “dentro de”.

Compreender gramática é um processo

O significado de algumas palavras é de difícil compreensão para o bebê

Os especialistas dizem: Para entender o significado de palavras como: “em cima”, “embaixo”, “dentro” ou “fora”, Pedro precisa estabelecer ralação entre: o conhecimento de seu próprio corpo; e a localização dos objetos do ambiente.

O corpo e os objetos como recipientes

Compreensão necessária para a aprendizagem da gramática

Em resumo: Antes de aprender a gramática, as crianças constroem noções relacionadas: ao seu próprio corpo; e à interação com os objetos do ambiente. Descobrem que seu corpo e alguns objetos servem como continentes/recipientes em que se podem colocar outros itens: dentro; ou em cima deles.