3 a 4 anos Gramática
Guia pais e educadores Imprimir

Construções abstratas

A aprendizagem gramatical é algo mais que juntar palavras.
1

Temos diálogos

A criança entende e identifica a relação entre os elementos constituintes do discurso

Estabelecemos diálogos

A criança já responde às perguntas adequadamente

N: O que Nélson fez? Né: Quebô! N: Quebrou o quê? Né: O vião.

A criança entende às perguntas dirigidas a ela

E utiliza elementos nominais e verbais na construção das respostas

eitamente. Os especialistas dizem: Entende a relação entre as perguntas e as respostas: O quê? referência Quem? agente O que fez? processo

Quem fez o que a quem?

Os elementos constituintes da frase

Os especialistas dizem: Em uma frase como “A menina abriu a janela” Quem? O que fez? São os constituintes da frase, que se chamam nominais e verbais.
2

Falando do passado

A compreensão das relações temporais exige uma compreensão que vai além do significado do verbo

Relembrando atividades passadas

A criança compreende essa relação de tempo?

Pai: Você se lembra do que fizemos ontem? C: Fomos na pixina. Pai: Sim, fomos à piscina!

Ontem, hoje, amanhã

Expressões que ajudam a marcar o tempo

Ele me entende perfeitamente. Os especialistas dizem: Com a palavra “ontem”, o pai localizou o evento na linha do tempo em relação ao momento da fala: ___ONTEM______HOJE_____AMANHÃ (momento da fala)

Aprendendo as relações temporais

O uso de verbos e advérbios temporais

Os especialistas dizem: As crianças começam a entender as relações temporais, combinando verbos ou combinando verbos e advérbios temporais. A compreensão não se faz apenas com base no significado de cada verbo.
3

Falando do futuro

A compreensão das relações temporais exige uma compreensão que vai além do significado do verbo

Programando atividades futuras

A criança compreende essa relação de tempo?

C: Quero pixina! Pai: Amanhã. Hoje não podemos ir. C: Quando? Pai: Eu prometo que iremos amanhã. Pai: Você prepara a mochila? Sabe o que tem de levar? C: Maiô, toala, toca, ócus…

A ideia de futuro é mais difícil para a criança compreender

Uma noção que se desenvolve comparada ao momento presente

Os especialistas dizem: Nessa idade, também começam a falar sobre o futuro. Como no caso do passado, o valor do futuro se constrói a partir do aqui e agora, mas parece ser mais difícil. Ontem Aqui Agora Amanhã Nas línguas românicas, a primeira dificuldade está relacionada com a multiplicidade de expressões verbais para se referir a eventos futuros.

Muitas expressões verbais se referem ao futuro

Esta multiplicidade dificulta a compreensão da criança

Em resumo: Entre as formas verbais, as crianças se utilizam das seguintes: ¥ presente com valor de futuro; ¥ o “ir” conjugado + verbo no infinitivo: eu vou passear no parque; ¥ o “tem que” + infinitivo: eu tenho que usar; e o tempo futuro, apenas mais tarde na escola: visitarei meus amigos.