4 a 5 anos Discurso
Guia pais e educadores Imprimir

Conversa e narração

Perguntas, personagens, o uso dos conectores e o discurso reproduzido.
1

As perguntas e os temas na interação

As perguntas como forma da criança entender o mundo e aprender a se relacionar

Por quê? Por quê?

A criança quer saber

Por que os peixes não se afogam? Por que a lua não cai? Por que o mar é salgado?

Tem início a fase dos “por quês?”

A criança agora faz muitas perguntas

Os especialistas dizem: São como as perguntas de “O livro dos porquês”, do escritor italiano Gianni Rodari, um especialista em literatura infantil.

Os adultos também perguntam

As perguntas representam a metade do discurso

Passa o dia todo perguntando algo! Os especialistas dizem: As perguntas não são exclusivas das crianças. Os adultos também fazem muitas perguntas. Os estudos dizem que as perguntas formam 50% do corpus da fala adulta dirigida à criança.

Por que perguntam tanto?

As respostas que esperam ouvir

E as crianças, por que perguntam? Os especialistas dizem: Os adultos perguntam porque, frequentemente, as crianças delegam importantes peças de informação (o agente, a ação ou o objeto) no contexto de suas falas. As crianças perguntam porque necessitam compreender o mundo e como agir. Algo como a busca de instruções. Em seus “por quês?”, muitas vezes está incluído também o “para quê?”.
2

Os personagens na narração

Os personagens das histórias fornecem elementos que propiciam à criança a construção do discurso narrativo

A criança já conhece muitas histórias infantis

Por que isso é importante?

Ruth: Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio, Branca de Neve.

As histórias permitem à criança entrar em contato com o discurso narrativo

A criança aprende a falar de um outro tempo

Ruth já sabe muitas histórias e conhece os personagens. Os especialistas dizem: Já comentamos que durante a narração as crianças precisam deslocar a linguagem do “aqui e agora” para o “ali e então”.

A criança começa a desenvolver um discurso narrativo

Uma aprendizagem em expansão

Os especialistas dizem: Esse processo está em pleno desenvolvimento até os 5 anos de idade, embora as crianças ainda estruturem as narrativas seguindo a ordem de sucessão dos eventos, tal como realmente ocorreram, de forma icônica ao real.

O que a criança aprende com os personagens das histórias?

O que essa aprendizagem tem a ver com desenvolvimento do discurso da criança

Os especialistas dizem: Segundo os estudos, uma aprendizagem importante tem relação com os personagens: • primeiro, as crianças entendem o personagem como ator da ação; • em seguida, consideram-no o agente que realiza a ação; • mais tarde, o personagem passa a ser uma pessoa com intenções; por fim, diferenciam personagens principais e secundários.
3

O uso dos conectores

A criança passa a utilizar conectores para unir as partes do discurso

Hum... Eh...

A criança começa a usar conectores em seu discurso

C: Eu disse, eu não sei o que… E então… hum… eh… Mãe: Me explique direito! Os especialistas dizem: As crianças usam esses recursos para: • relacionar as unidades da fala; • dar tempo para o intercâmbio; • dar-se um tempo para pensar; e • estruturar o próprio discurso.

O uso de conectores

Para que servem

Os especialistas dizem: Logo aprenderão formas como: bom, ok, vamos ver, enfim, pois, agora, logo, etc. E também as interjeições: hum, oh, ahá, eh, etc.

Conectando partes do discurso

Conectores, formas de expressão e interjeições

Os especialistas dizem: Logo aprenderão formas como: bom, ok, vamos ver, enfim, pois, agora, logo, etc. E também as interjeições: hum, oh, ahá, eh, etc.

Marcadores do discurso

Elementos verbais e não verbais

Os especialistas dizem: Esses recursos são os marcadores do discurso E, na conversa,são os elementos (verbais ou não verbais) que utilizamos para conectar partes do discurso.
4

O discurso reproduzido

Nesta idade, aumenta o uso de discurso reproduzido (ele me disse, ela me disse...)

A criança transmite recados

O que isso significa em termos de aprendizagem da língua?

C: Pergunte para o seu irmão se ele quer iogurte ou pudim para lanchar.

A criança compreende ordens verbais

Já é capaz de executar e reproduzir discurso

Os especialistas dizem: As crianças aprendem papéis ao falar: • papel de intermediário de pedidos: entre 3 e 4 anos já são capazes de transmitir algumas partes dos enunciados, sobretudo, os enunciados práticos. papel de mensageiro: até os 5 ou 6 anos as crianças se tornam sensíveis ao mandato linguístico e capazes de transmitir os enunciados de tal mandato.

A criança anuncia um segredo

O uso de verbos no discurso direto

Vou contar um segredo...

Contar um segredo

Uma forma de dizer algo

Os especialistas dizem: Além de usar verbos para o discurso direto, como dizer, falar, perguntar, etc., as crianças podem entender outros atos que implicam o que se diz com palavras aos outros.

Atos verbais

Segredos, mentiras, piadas