4 a 5 anos Discurso
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Do que se fala?

Quais são os temas dos quais se fala e as características de uma informação nova ou conhecida.
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Do que você está falando?

A criança aprende a considerar a perspectiva do interlocutor, a ampliar a informação, a considerar o que já foi dito e a reconhecer as relações de hiperonímia e sinonímia presente no discurso

Do que se está falando?

A criança agora se interessa pelos assuntos

Mãe: Me dê isso. Filho: O quê?

Quer saber o tema da conversa

Uma aprendizagem que envolve referente, perspectiva do outro e lembrança

Eu fico impressionada, Ruth sempre quer saber do que estamos falando. Os especialistas dizem: Claro! Não se trata de “falar por falar”. Ruth aprendeu que tem de saber do que se fala. O interessante é que tem de aprender os recursos para se dar conta do tema de que se está falando. São três recursos: • a presença do referente na percepção dos interlocutores; • a perspectiva visual do interlocutor; e a lembrança de uma menção anterior no discurso.

A criança compreende sobre o que se fala

Por dividir a experiência com o interlocutor no contexto do que está sendo dito

Mãe: Dá pra mim!

A criança reconhece o tema

Quando identifica a perspectiva do outro e os recursos linguísticos empregados

Os especialistas dizem: A menção ao tema no discurso se desenvolve ao considerar a perspectiva do outro e os recursos da língua. Por exemplo, saber a que referem os seguintes aspectos: • os determinantes; • os nomes e pronomes; • os sujeitos ocultos na oração; e as relações de sinonímia e hiperonímia.

A criança envolve-se com o tema da conversa

E revela ter realizado muitas aprendizagens

E como fazem isso? Isso é muito difícil! Os especialistas dizem: Sim, porque as crianças têm de levar em conta a informação compartilhada e a não compartilhada. É um aspecto cognitivo do desenvolvimento: • aprender a usar pronomes; • fazer omissões quando fala de algo conhecido; e usar nomes completos quando fala de algo desconhecido ou quando seu destinatário está ausente na cena.
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Tema-rema

O que comunicamos pode ser organizado em função de conhecimentos e objetivos

A criança pergunta pelo tema da conversa

O que ela quer com isso?

C: Mamãe, o que quer dizer... Mãe: O que eu te disse outro dia? Pai: Ah! Sim, sim, agora eu me lembro.

A criança busca organizar as informações

Conhecer o tema para compreender o comentário

Quer entender o que está sendo dito quando conversamos? Os especialistas dizem: Sim, tem de entender o tema como um ponto de partida para saber o que se disse do tema, como a novidade (comentário ou rema). Trata-se da informação que comunicamos e que expressamos por meios sintáticos ou pela entonação.

A criança amplia suas informações sobre o tema

Como podemos ajudá-la

Os especialistas dizem: Nós, adultos, costumamos ajudar a criança: • 1º Ordenando o tema; e • 2º Fazendo comentários sobre aquilo que falamos. Por exemplo, Nas férias podemos ir à praia. (tema) (comentário)
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Informação conhecida e nova

Por se interessar por novidades, a criança necessita informar ao interlocutor o que é desconhecido

A criança inverte a ordem da frase

Por que faz isso?

C: O que aconteceu? Ruth: Quebrou… o gato…

A criança costuma organizar o seu discurso a partir da novidade

E altera a ordem usual das construções verbais

Os especialistas dizem: As crianças são atraídas pela novidade. Isso também é percebido na linguagem. Os adultos preferem o padrão “informação conhecida antes da nova”. As crianças costumam preferir o padrão “informação nova antes da conhecida”. Por isso, dizem primeiro o novo: quebrou → sem dizer que o prato quebrou; o gato → nomeando o gato sem dizer a ação.

A informação nova antes da conhecida

Uma construção que se modifica com o tempo

E isso vai mudando com o tempo? Os especialistas dizem: Sim, porque esse tipo de conversação em que se diz primeiro o novo não é uma anomalia em relação a outras estruturas que respondem a “Quem faz o que a quem”. É uma construção que indica qual é a novidade.

A criança informa o que é desconhecido

O novo antes do velho

Por que isso acontece dessa forma? Os especialistas dizem:.. O padrão “novo antes que velho” se deve a necessidade de informar ao interlocutor o que é desconhecido . Para interpretar as respostas infantis, deve- se levar em conta alguns fatores: • o conhecimento do interlocutor; e • o tipo de tarefa, se é de compreensão ou de produção. Esses são fatores que podem fazer variar a estrutura da informação.

Como a criança estrutura o seu discurso

Tema, comentário e novidade

Em resumo: Em relação a estrutura da informação, vimos que as crianças são sensíveis ao tema para fazer comentários e ao conhecimento novo para estruturar a informação.