3 a 4 anos Gramática
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Informação e gramática

A relação que existe entre o tema do que se fala e a forma gramatical da apresentação.

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Constrói gramática

A criança organiza as frases a partir de um tema que quer apresentar

A criança organiza frases

Mas ainda faltam elementos em seu discurso

Às vezes fala como o “Tarzan” Mimina… pato caiu.

Primeiro o tema, depois o comentário

Uma forma de organização do discurso

Por quê? Os especialistas dizem: Não é que fale exatamente como o Tarzan, mas apresenta primeiro o tema da informação e, em seguida, o comentário sobre esse tema.

A criança e a construção da gramática

A forma como a criança organiza o discurso pode variar

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Em algumas situações

A criança relaciona palavras usando verbos para descrever as ações

Descreve ações

Uma das primeiras construções que a criança faz

Em algumas situações, Nélson descreve diferentes ações. Explore o álbum para conhecê-las! Álbum Nelson: 3 a 4 anos Mimina tem bala. Mimina qué aga. Mimina mexe naiz. Mimina pato caiu. Mimina empurrô. E quebô. Mimina peteia mimino. Mimino cota seguedo. Mimina pita tatauga. Mimina pita caia.

Primeiro aprendem os nomes das coisas

E depois começam a combiná-los

Acho que vai combinando... Os especialistas dizem: De fato, as crianças constroem primeiro a categoria dos nomes e a utilizam como argumentos de vários predicados.

A criança começa a usar verbos

Uma única forma para cada verbo

E depois? Os especialistas dizem: Depois constroem o verbo. A princípio, “parte por parte”, pontualmente, baseando-se no vocabulário: uma forma diferente para verbos diferentes.
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Me dou conta de seus avanços

A criança organiza cada vez melhor o seu discurso, relacionando nomes e verbos

A criança está se apropriando cada vez mais da linguagem

Combina palavras e usa pronomes

N: Quem quebrou o avião? Né: Mimino, Nelxo. N: O menino? Você? Né: Nelxo quebô. Eu.

A criança domina formas diferentes de expressar o seu discurso

Propriedades combinatórias e de substituição

Está avançando. Os especialistas dizem: Está aprendendo as propriedades combinatórias, ou seja, que os nomes combinam com determinantes ou pronomes; e também as propriedades de substituição, como nomes próprios e pronomes.

A criança evolui na produção do discurso

Combina palavras, relacionando adequadamente nomes e verbos

Em resumo: Está avançando na aprendizagem das combinações e das diferenciações de tempo, aspecto, modo, pessoa, gênero ou número que se expressam na morfologia de nomes e verbos.