18 meses a 3 anos Vocabulário
Guia pais e educadores Imprimir

Intenção comunicativa

As crianças querem se comunicar e falar sobre muitas coisas do mundo.
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Como se expressa?

As várias formas de comunicação da criança que está aprendendo a falar

Olhares e gestos ajudam na comunicação da criança pré-verbal

Os vínculos estabelecidos com o adulto o ajudam a compreendê-la

É incrível! Com uma ou duas palavras, o olhar, os gestos, o corpo... Querem dizer muito!

O adulto interpreta os gestos da criança para saber o que ela quer comunicar

Pedir, negar, comentar

É correto interpretarmos tudo o que dizem? Os especialistas dizem: De fato, o que as crianças dizem vem acompanhado de olhares, gestos, sinalizações (o “como” uma criança se comunica). Além disso, temos que saber qual é sua intenção ao se comunicar (o “para quê” se comunica). Para quê: Como: • pedir objetos → com o contato visual, gesto e vocalização. Diz: “qué esse!”; • rechaçar algo → com gestos, movimentos de negação e vocalizações de protesto. Diz: “não, não quero”; e comentar algo → com contato visual. Diz: “olha o au-au”, “cabô mamá”.
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Sobre o que fala?

As primeiras construções verbais da criança referem-se a elementos que fazem parte de seu cotidiano

As crianças falam muito nessa idade!

Mas do que falam?

: O que diz? Sobre o que fala? C: Papa, mama Au-au, miau Leti, aga Oi, tau, Fechô, bateu Qui, ali Mão, pé

As crianças se referem a vários elementos presentes em sua rotina

Comida, pessoas, animais...

Os especialistas dizem: Nessa idade as crianças se referem a: Pessoas: PAPÁ, MAMÃ. Animais: AU-AU, MIAU. Comida: LETI, AGA. Rotinas sociais: OI, TAU. Mudanças de estado: FECHÔ, BATEU. Espaço: QUI, ALI Partes do corpo: MÃO, PÉ

A linguagem da criança se constrói em um contexto de triangulação

A criança, o adulto e o objeto

Os especialistas dizem: Clenice começa a denominar as coisas do mundo. Ao fazê-lo, usa a linguagem correspondente para nomeá-las. Também usa gestos e palavras para pedir algo. Nos dois casos, requer a presença de outra pessoa além dos objetos que nomeia ou deseja, já que a linguagem se constrói em um contexto de triangulação: criança – coisas do mundo – adulto (partner).