4 a 5 anos Vocabulário
Guia pais e educadores Imprimir

Novos usos de linguagem

O início do uso de expressões fixas e de linguagem figurada, bem como de definições e de conhecimento de mundo.
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As frases feitas

Mesmo sem compreender o sentido figurado, as crianças ampliam seu vocabulário incluindo frases feitas em seu repertório

Diz frases de sentido figurado!

Agora as compreende?

Nessa idade, as crianças não compreendem o sentido figurado!

Repetem expressões que ouvem no cotidiano

Acho engraçado porque, às vezes, Ruth fala com expressões de adulto. Os especialistas dizem: Sim, ao aprender a língua, também aprendem locuções, fórmulas ou frases feitas, como: Ao pé da letra, Passar bem, etc. Essas expressões têm um sentido figurado ou metafórico e não literal. Antes da idade escolar, as crianças têm dificuldade para diferenciar o sentido literal do sentido figurado.

Frases feitas fazem parte do dia a dia da criança

As crianças as aprendem pela repetição

Ela gosta, mas nem sempre entende. Os especialistas dizem: Porque escutam muitas frases e fórmulas nas: histórias, lengalengas ou canções infantis. Como exemplos, as fórmulas de início dos contos: Era uma vez... Em um país muito distante... E as de finalização, do tipo: Conto contado, conto acabado.

Frases e fórmulas que se repetem

Nas histórias, canções e lengalengas

Os especialistas dizem: E as lengalengas, como: Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Sete e sete são catorze, com mais sete vinte e um, tenho sete namorados, mas não gosto de nenhum.
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Aprender a partir das definições

A partir dessa idade, as definições começam a fazem parte das perguntas da criança, que aprendem com elas

O que quer dizer?

A criança quer saber os significados das palavras

Ruth: O que quer dizer?

Ela aprende a partir de definições

A criança aprende de diferentes formas

Agora nos pergunta o que quer dizer? quando não sabe uma palavra. Os especialistas dizem: Sim, é outra dos grande aprendizagem: aprender perguntando o significado. A resposta explícita sobre o significado de uma palavra se chama definição. O par de pergunta e resposta costuma ter a forma de: pergunta: O que quer dizer X? e a resposta: Um X é um Y.

A criança aprende de diferentes formas

Nomear é diferente de definir

Os especialistas dizem: Para as crianças pequenas, o significado se incorpora: • de maneira implícita no contexto do enunciado; ou • de maneira mais explícita – por exemplo, sinalizando o referente. Trata-se do nomear para identificar os objetos “naturais” do mundo.

Classificação de categorias

Superordenadas e subordinadas

Hiponímico Líquido Hiperonímico Refresco Básico Laranjada Os especialistas dizem: Mas há uma diferença entre nomear e definir. A diferença está na categorização. A partir desse nível básico do nomear, organizam-se: • as categorias superordenadas na definição; ou • as subordinadas na especificação.
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Aprender a partir do contexto

O contexto do discurso e o contexto linguístico ajudam a criança a inferir significados de palavras desconhecidas

A criança questiona sobre o significado de palavras novas

Ela pergunta nas mais diversas situações

Ruth: O que quer dizer surrado? Pai: Significa que já está muito velho, rasgado e sujo.

A criança também infere significados

O contexto dá pistas sobre os significados das palavras

Então, aprende sempre com definições? Os especialistas dizem: Nem sempre com definições explícitas. Agora as crianças podem fazer inferências a partir das conversas ou do que leem para elas. Trata-se de inferir e abstrair significados a partir do contexto.

A criança infere a partir do contexto linguístico

Reformulações, resumos, exemplos...

Os especialistas dizem: O contexto linguístico dá pistas para fazer inferências com: reformulações; sequências categóricas; comparações; resumos; exemplos; etc. Como em: O farmacêutico que misturou diferentes drogas. O farmacêutico, um especialista em misturar diferentes drogas. O farmacêutico ou misturador de drogas. O farmacêutico, por exemplo, misturando diferentes drogas. O farmacêutico era conhecido por suas misturas de drogas. As misturas de drogas feitas pelo farmacêutico.