0 a 18 meses Gramática
Guia pais e educadores Imprimir

O começo da gramática

Condições necessárias para a compreensão da linguagem pelo bebê.
1

Entende o que eu digo

O bebê aprende quando participa de conversas com o adulto.

O bebê me compreende!

Ainda fala pouco, mas entende quase tudo

Pedro já tem 10 meses e, embora diga apenas palavras soltas, entende muitas das frases que eu digo.

O bebê me escuta e observa

O que o bebê aprende quando acompanha a fala e os movimentos do adulto

Olha! A girafa está pulando para dentro da caixa.

O bebê começa a estabelecer relação entre as palavras

O significado que conhece de algumas palavras e o contexto ajudam nesse aprendizado

Ele olhou para a girafa e acredito que tenha entendido o que eu lhe disse. Como é possível? Os especialistas dizem: Pedro possui vocabulário para entender o significado das palavras girafa e caixa. Sabe que girafa é um ser animado (vivo) e caixa, um objeto inanimado (sem vida). Esse conhecimento e o contexto em que as palavras foram ditas lhe permitem compreender a relação semântica entre girafa e caixa (ação/ localização).

Ainda não fala, mas compreende tudo!

A compreensão precede a produção

Mesmo que não diga palavras nem frases, ele as compreende. Os especialistas dizem: Sim, tanto em relação à aprendizagem do vocabulário quanto à aprendizagem da gramática, a compreensão é anterior à produção.
2

Não! Não pode mexer aí!

O papel da entonação e a relação entre as palavras

Entende o não!

O bebê interpreta o significado da palavra

Não! Não pode mexer aí!

Não é não!

A ascendência da entonação para a compreensão do bebê

Pedro sabe muito bem o que quero dizer com “não”, mesmo quando não me atende. Os especialistas dizem: Graças à entonação que utilizamos ao dizer “não” às crianças pequenas, elas o compreendem antes de aprenderem a falar. Quando passam a dizer “não”, fazem-no diante de qualquer frase. Só mais tarde é que o “não” será usado por elas em relação àquilo que querem negar.

O bebê aprende gramática

Graças à entonação e as relações que observa entre as palavras ditas pelo adulto

Em resumo: A aprendizagem da gramática pelas crianças se inicia a partir da compreensão das frases com que os adultos se dirigem a elas. Para tanto, servem como pistas: • a entonação; e as relações semânticas entre as palavras.