3 a 4 anos Vocabulário
Guia pais e educadores Imprimir

Organização das palavras

A categorização que supõe conhecer palavras.
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Me pergunta os nomes de coisas que eu não sei

Na busca por mais informações, as crianças relacionam e categorizam palavras

Agora faz perguntas que não sei responder

Já sabe que há muitas formas de nomear as coisas

Pai: Olha esse peixe. C: Qual o nome dele? Pai: ?!

Termos gerais e termos específicos

Aos três anos a criança começa a relacionar palavras com maior incidência

Acredita que todos têm dois nomes, como cachorro e dálmata? Os especialistas dizem: É normal, nessa idade as crianças estão relacionando as palavras que conhecem e se dão conta de que há termos gerais (superordenados) e outros mais específicos para diferentes classes, tipos ou variedades de um mesmo conceito geral.

Até que ponto devemos responder às suas perguntas?

A criança quer saber sempre mais

N: É verdade. Um dia perguntou: C: Quantos animais existem? Pai: Contando todos os animais do mundo, devem ser milhões! C: Mas, quantos são?

Quanto mais, melhor!

Na troca com o adulto, a criança organiza categorias de palavras

É correto que eu lhe diga muitos nomes de animais ou ele vai se atrapalhar? Os especialistas dizem: As crianças têm um interesse especial pelo mundo dos animais. Não se preocupe se querem saber mais, nem tampouco se elas se esquecem dos nomes que já lhes foram ditos. Pode-se, inclusive, oferecer mais dados para que possam organizá-los: ¥ onde vivem (na selva, na granja, no mar); ¥ como se movem (voam, correm, nadam, rastejam); ¥ características físicas (têm plumas, pelos ou são muito pequenos); e taxonomias (classes hierárquicas, como: mamíferos, peixes, aves, répteis, insetos).
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Ele gosta de dizer ao mesmo tempo palavras que são contrárias

A oposição é uma relação entre palavras fácil de a criança entender

Limpo, sujo; triste, alegre

Aos três anos, as crianças utilizam a oposição como forma de expressão

Pai: Se digo “está sujo”,ele diz… Né: Tá xujo, num tá limpo! Mãe: Ou se digo “Seu irmão está triste”, pergunta... Né: Tá tiste? Po que num tá alegue?

A fase dos oxímoros

A criança aprende palavras por oposição

Li que isso é um oximoro (juntar os opostos). Os especialistas dizem: Sim, desde muito pequenas (aos dois anos) as crianças aprendem palavras por oposição. Nós, adultos, as dizemos e essas palavras também estão presentes nos contos, nos jogos e canções. A oposição é, para as crianças, uma relação fácil de entender. Utilizam-na como recurso espontâneo para organizar seu conhecimento do mundo e das palavras que o nomeiam.

Os diversos tipos de contrários

Gradação, complementação, negação, reciprocidade

Os especialistas dizem: Há muitos tipos de contrários: gradação: frio/quente; complementação: livre/prisioneira; negação: pintar/não pintar; e reciprocidade: dar/receber.

A criança inventa contrários

A generalização no uso dos prefixos

Às vezes, inventa contrários, como mergulhou/desmergulhou. Os especialistas dizem: Porque muitos contrários se formam a partir do procedimento morfológico de se adicionar um prefixo: ¥ anti → antiaéreo; ¥ des → desarrumar; ¥ ex → ex-aluno; ¥ im → imperdível As crianças têm facilidade para compreender e aprender palavras novas formadas com prefixos, embora não analisem sua formação.
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Os sinônimos

Quando a criança entende que diferentes palavras expressam o mesmo significado

Muitos nomes para um mesmo elemento

A criança começa a usar sinônimos como uma brincadeira divertida

Mas só aceita a variação de palavras quando...

... entende que há uma relação hierárquica na classificação dos elementos

Ouvi dizer que as crianças não aceitam que demos nomes diferentes a uma mesma coisa, mas meu filho adora a forma como a avó se refere aos gatos e a imita. Os especialistas dizem: Nesse caso, a criança aprende como uma rima sonora e divertida. Mas, o que você escutou tem uma parcela de verdade: as crianças de 3 e 4 anos aceitam que chamem seu cachorro de muitas formas, porque já entendem que cada uma representa um nível hierárquico diferente: cachorro → poodle → tobi

Do contrário...

... a palavra não serve como sinônimo

Mas se dizemos “cão”, certamente a criança pensará que essa palavra agrega uma nova informação a “cachorro”. Talvez pense que, como a dissemos quando nos referimos a um cachorro de rua, tal palavra se refira apenas aos cachorros de rua.

Como as crianças categorizam as palavras

Relações de hierarquia, semelhanças e diferenças