3 a 4 anos Fonética e fonologia
Guia pais e educadores Imprimir

Os sons mais difíceis

A pronúncia dos sons e os erros mais comuns cometidos pela criança.
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Quase pode pronunciá-los todos

Alguns sons são mais complexos e difíceis de serem aprendidos pela criança do que outros

Não consegue pronunciar alguns sons

Por que isso acontece?

N: O que faz o burro? Né: Iiii… Jiiiii…

Alguns sons são foneticamente mais complexos

Uma conquista gradual

Mas há alguns sons que lhe são mais difíceis de pronunciar. Os especialistas dizem: Aos 3 anos as crianças já aprenderam a maioria dos sons mais fáceis de pronunciar: b, k, d, g, l, m, n, p, t. Em uma segunda fase, adquirem os sons mais complexos seguindo uma ordem. Assim, por exemplo, dirão corretamente o “l” (bola) antes do “lh” (bolha); o r duplo “rr” (macarrão), antes de o r simples “r” (pera).

A aquisição dos sons difíceis

Uma aprendizagem que leva tempo

Há alguns sons que, às vezes, Nélson pronuncia bem e outras vezes não. Os especialistas dizem: Poder pronunciar um som em alguma palavra já é um avanço importante. Pouco a pouco ele será incorporando a outras palavras. Um som está adquirido quando a criança o pronuncia bem em 75% das vezes, mas podem se passar alguns anos até que ela o pronuncie bem em todas as ocasiões.
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Percebe que não lhe sai bem

Algumas trocas são perceptíveis para a criança, ainda que não consiga desfazê-las

Sabe que está dizendo errado!

A criança tem ciência, mas ainda não consegue pronunciar o som correto

Né: Cafaquinho! N: Cafaquinho! Né: Cafaquinho não! Cafaquinho. Cavaquinho (no balão de pensamento).

A capacidade de percepção antecede a de produção

A criança analisa a sua própria fala e reconhece o erro

Repete algumas palavras... Os especialistas dizem: O exemplo nos mostra que Nélson distingue perfeitamente o som “v” do som de “f” e que é capaz de comparar sua própria produção com o modelo de palavra que tem em sua cabeça.

É consciente do erro!

Isso contribui com a aprendizagem da pronúncia correta?

Mas continua não a pronunciando bem. Os especialistas dizem: A consciência do erro de produção em um som pode ajudar a sua aprendizagem, mas não é uma condição necessária e nem uma garantia.