18 meses a 3 anos Vocabulário
Guia pais e educadores Imprimir

Primeiras palavras

Aqui veremos como se dá o processo das primeiras palavras, as novidades e os erros.
1

Como aprendeu a falar?

O processo de evolução da fala de bebês que interagem com adultos que lhe dirigem a linguagem

Com um ano o bebê compreende o significado de muitas palavras

Embora não saiba pronunciá-las

Quando Clenice tinha 1ano já entendia muitas palavras. C: PAPÁ/BUMBUM

Reconhece objetos e entende o sentido do “não”

A compreensão antecede a produção

Era possível notar isso porque quando eu apontava e nomeava os objetos, ela os olhava. E també

Nesta fase, uma palavra expressa uma frase

Compreende mais palavras do que fala

Era possível notar isso porque quando eu apontava e nomeava os objetos, ela os olhava. E também atendia quando eu lhe dizia “não!”.

É possível entender o que ele quer

O vínculo que o adulto estabelece com o bebê lhe permite compreendê-lo

N: Minhas amigas riem quando digo: “Clenice me pediu...” C: PAPÁ

As formas do bebê se expressar

Além de palavras, o bebê usa gestos, entonações e expressões que facilitam a comunicação com o adulto

N: Tenho uma dúvida: só diz palavras soltas? C: PAPÁ. N: Um carro vermelho como o do papai! Os especialistas dizem: Os pais entendem muito bem seus filhos porque os conhecem muito: • aprenderam como nomeiam os objetos; • conseguem imaginar o que querem dizer; e interpretam seus gestos e entonação em situações concretas.

Uma linguagem com poucas palavras, mas cheia de significados

A mesma forma com vários sentidos

Agora sei que tanto eu quanto minhas amigas tínhamos razão! Os especialistas dizem: Clenice diz palavras soltas, mas as utiliza como se fossem frases inteiras. Ela diz “PAPÁ”, Mas quer dizer: “Papai está chegando!” Quando escuta abrir a porta. “Pra onde foi o papai?” Com entonação de interrogação e olhando para todos os lados. “O carro de papai!” Diante de um carro como o de seu papai e com entonação de surpresa.

Aos 18 meses, há um salto qualitativo

Os bebês aperfeiçoam a pronúncia e aceleram o ritmo de aprendizagem de novas palavras

Em resumo: Portanto, dizemos que por volta dos 18 meses ocorrem dois fenômenos interessantes: • as crianças se aperfeiçoam na pronúncia e suas produções sonoras se parecem cada vez mais com a fala de um adulto; e o ritmo de aprendizagem é muito rápido. As crianças passam de 50 para 200 palavras aos 24 meses!
2

Diz muitas palavras!

Uma aprendizagem rápida favorecida pela interação com o adulto

A evolução é rápida!

Entre os 18 e 36 meses a criança aprende muitas palavras novas

Clenice aprende palavras muito rapidamente! Aproximadamente: Aos 18 meses compreende 100 palavras e fala 50. Aos 24 meses compreende 400 palavras e fala 200. Aos 36 meses compreende 1500 palavras e fala 800.

Explosão nominal

A criança aprende os nomes de muitos objetos

Quantas palavras novas ela aprende? Os especialistas dizem: Em algumas ocasiões, a criança chega a aprender entre 10 e 20 palavras novas por semana! No início dessa etapa, a maior parte das palavras são nomes de objetos que lhe chamam a atenção, objetos que se movem. Esse processo é chamado de explosão nominal: Gráfico: Compreende 400 palavras e fala 200. Mais adiante, as crianças nomeiam ações e algumas propriedades. Também usam palavras para rotinas sociais, inclusive algumas com funções gramaticais.
3

Me imita para aprender palavras novas!

Os jogos de imitação favorecem a ampliação do vocabulário das crianças

Brincar com as crianças contribui para que desenvolvam a linguagem

A criança aprende muitas palavras ao imitar os adultos

Me imita para aprender palavras novas!

Ampliando o repertório de palavras

Uma aprendizagem que acontece pela imitação e repetição

Os especialistas dizem: As crianças aprendem o significado de palavras novas: • imitando as palavras que escutam; e repetindo as palavras que já sabem.
4

Comete alguns erros!

Os erros apresentam características comuns nessa fase do desenvolvimento infantil

Os erros são comuns no processo de aquisição da língua

Algumas regularidades que acontecem nessa idade

Chama de papai a todos os senhores. N: Diz morrido no lugar de morto. N: Inventa um nome, “Buteo”, para um monstro imaginário. N: Só chama de periquito o seu animal de estimação, os outros são pássaros.

Os tipos de erros mais frequentes nessa fase do desenvolvimento

Sobre-extensão; sub-extensão; regularização, idiossincrático

Os especialistas dizem: Os exemplos nos mostram os tipos de erros mais comuns entre as crianças dessa idade: • sobre-extensão – quando o referente da criança é mais extenso que o do adulto; • regularização – consiste na aplicação de regras a palavras irregulares; • idiossincrático – trata-se do uso de expressões próprias, que só a criança utiliza; e subextensão - quando o referente da criança é menos extenso que o do adulto.

O ritmo de aprendizagem diminui

Inicia-se o momento das aprendizagens gramaticais

Os especialistas dizem: Depois da “explosão nominal”, a aprendizagem segue em um ritmo mais lento. A criança aprende: • as relações mais detalhadas; • a combinar palavras; • a formar frases; e a usar as mesmas palavras em diferentes contextos.