4 a 5 anos Vocabulário
Guia pais e educadores Imprimir

Também amplia o conhecimento

As crianças continuam ampliando categorias para conhecer o mundo e a si mesmas.
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Novas categorias

As crianças ampliam seu vocabulário, incluindo palavras que correspondem a categorias abstratas

Já faz perguntas sobre o tempo

A criança desenvolveu essa noção?

Mãe: Vamos ver no calendário quanto falta para o Natal. Criança: Falta muito?

Tempo e espaço

O uso de palavras relacionadas a categorias abstratas

Os especialistas dizem: Nesta idade, as crianças começam a aprender palavras para as categorias mais abstratas, como o tempo ou o espaço, as ações ou os atributos menos frequentes.

Agora se interessa por letras e números

O que esses signos significam?

Ruth quer saber muitas coisas! Os especialistas dizem: Sim, aprendem sobre o escrita, a identificar letras e números, perguntando sobre o seus significados com expressões como: Ruth: Que número é esse? Amiga: O que diz aqui?

Aprendeu a escrever o seu nome

A primeira referência para a escrita de novas palavras

Já sabe o nome dela! Os especialistas dizem: Sim, o próprio nome é um dos primeiros escritos que as crianças aprendem. E concebem os nomes como o protótipo do que se escreve.

A criança identifica a letra inicial de seu nome

Aos poucos, também estabelece relação entre as letras e os valores sonoros dos nomes

Ruth: É a minha letra. É a de Ruth. Ruth: É o meu nome. Os especialistas dizem: As letras iniciais são identificadas a partir do próprio nome, como: a minha, a do meu nome, a de Ruth. Ea relação entre as letras e os valores sonoros podem ser inferidos por associação com o nome: O ma de Maria. Para ampliar, vá para a área 4: Língua escrita”, no tema 4.1 “Prestando atenção nos textos” e veja O nome próprio.
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Os nomes de contar

Em um primeiro momento, os números são como nomes de contar

A criança conta objetos recitando a sequência numérica

O que isso significa?

Um, dois, três...

As séries fechadas são fáceis de memorizar

As crianças ampliam seu vocabulário e se preparam para aprender novos conceitos

Os especialistas dizem: Já tínhamos visto que as crianças aprendem séries fechadas de nomes; por exemplo, a série de nomes dos números em uma contagem verbal.

Nessa idade, é comum as crianças se enganarem na contagem de objetos

A criança ainda não coordena adequadamente a contagem e os elementos contados

Mas Ruth se engana! Não sabe tudo. Os especialistas dizem: Sim, porque tem de generalizar o procedimento de contar e coordenar a contagem ordinal com o princípio da cardinalidade. Ou seja, uma lista ordenada de nomes e números que se aplica aos elementos do conjunto em uma correspondência um a um.

O princípio da cardinalidade

Uma aprendizagem que leva tempo

Os especialistas dizem: O princípio da cardinalidade estabelece que: o nome final utilizado para contar o conjunto representa o total dos elementos já contados. Essa aprendizagem leva tempo. Ilustração: 1 - Elefante 2 - Ursinho 3 - Pássaro 4 - Porquinho 5 - Rato 6 - Papagaio 7 - Cão
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O eu e o outro

A construção do eu acontece na relação com o outro

Observando o álbum de família

A criança reconhece a sua imagem

Criança: Esse sou eu? Madre: Sim.

A construção do eu conceitual pela criança

A criança referindo-se a si mesma na imagem

Ruth gosta de olhar para as fotos. Os especialistas dizem: Por meio do álbum de família as crianças elaboram a sua própria imagem, como um espelho, e vão se referindo a si mesmas como um eu conceitual.

Autoconceito social

A criança constrói sua autoimagem a partir do olhar do outro

Os especialistas dizem: O eu identificado pelas crianças nas fotos vai além do aqui e agora e de si mesmas, para o reconhecimento através dos olhos dos outros. As emoções de orgulho ou vergonha, são um exemplo desse autoconceito de natureza social.
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As categorias psicológicas

Pensamentos, sentimentos, desejos, crenças

Identifica as emoções do personagem dos quadrinhos

A criança reconhece que as pessoas têm sentimentos

C: Isso é quando grita! C: Isso é quando pensa!

Desdobra-se a teoria da mente

A criança compreende as pessoas como seres emocionais

Os especialistas dizem: Nessa idade, as crianças desenvolvem a habilidade de compreender que as pessoas são seres psicológicos, que têm desejos, emoções, intenções e crenças. É o que se demonina Teoria da mente.

Teoria da mente

O que isso significa?

O que é a teoria da mente? Os espacialistas dizem: A Teoria da mente consiste em: • atribuir estados mentais a outros; • compreender os desejos e intenções dos outros (como diferentes dos seus); • ser consciente do que os outros estão pensando; e • predizer o que os outros estão pensando a partir do que sabemos sobre eles. Para ampliar, vá para ao tema 1.3 “Ampliando o vocabulário” e veja Falando de pensamentos e sentimentos
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Fazer listas

As crianças aprendem a fazer listas nessa idade

Agora, faz muitas listas!

Por que as crianças dessa idade gostam de fazer listas de palavras?

Ruth: Neymar, Messi, Iniesta, Alves.

Produz listas para tudo!

Listas e associações entre palavras

Narradora: Observei que Ruth gosta de fazer listas das coisas que está aprendendo. Os especialistas dizem: Essa é uma das aprendizagens típicas dessa idade e pode ser observada nas listas e associações entre palavras. Meninos Meninas (*) lista feita em Barcelona, em catalão.

As listas refletem um aprendizado!

Palavras da mesma classe, adjetivos, contrários, hiperônimos

Os especialistas dizem: Relacionam as palavras da mesma classe lexical: nomes para nomes, adjetivos para adjetivos, etc. Ou, como já vimos, tendem a relacionar: os adjetivos com seus opostos: alto/baixo frio/quente e os nomes com seu hiperônimo. Messi - jogador de futebol.