18 meses a 3 anos Gramática
Guia pais e educadores Imprimir

Uso de marcas que informam

A criança compreende do que se fala para responder.
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Apenas um?

A construção de plurais demonstra a compreensão da criança sobre o que é falado

Menina, meninas, menininha

As crianças ampliam o vocabulário

C: MENINA MENINAS C: MENINO MENINA C: MENINA MENININHA

Variações do nome

Gênero, número e diminutivo

Começa a formar palavras novas! Os especialistas dizem: As crianças começam a indicar o gênero, o número e também a fazer diminutivos, que são as variações do nome. Isso se deve ao fato de que o desenvolvimento do vocabulário e o da gramática caminham juntos.
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Quem? O quê?

As perguntas do adulto dirigem as respostas da criança

A criança entende as perguntas “o quê”, “quem”, “onde”

Perguntas que auxiliam a criança na construção do próprio discurso

N: Quem chuta a bola? C: O MENINO. N: O que o menino faz? C: CHUTA. N: O que está acontecendo? C: TÁ CHUTANDO A BOLA.

Agente, ação e localização

A produção de frases completas pela criança

Agora responde as perguntas! Os especialistas dizem: Sim, quando perguntamos: “o quê?”, “quem?” e “onde?”, as crianças dessa idade podem responder. No contexto retratado: “quem?”, refere-se ao agente da ação; “o quê?”, faz referência à ação; e “onde?”, à localização.