A criança aprende a falar sobre o passado e não apenas sobre o “aqui” e o “agora”.
A narração exige o deslocamento do momento presente para a rememoração de uma situação vivida
A criança compreende porque vivencia o momento com ele
A criança reflete sobre o que ele diz
A criança reflete sobre o contexto vivido com o adulto
A criança reflete sobre o discurso feito pelo adulto
O discurso narrativo surge da motivação da criança em falar de si e de suas experiencias vividas, paralelamente à aquisição da gramática
Vamos ver por que isso acontece
São capazes de identificar acontecimentos e falar sobre eles
Já usam a gramática para construir discursos
O “eu” é o centro motivador
Como os adultos ajudam nesse processo
Como as relações causais e temporais, pautas sociais e habilidade narrativa interferem na conquista das narrações pessoais
A criança narra uma sequência de fatos vividos
Aos três anos é capaz de narrar fatos vividos com a ajuda do adulto
Vamos ver quais são elas
A que se referem tais competências
A criança aprende muito sobre o discurso narrativo ao ouvir a leitura de histórias de ficção
A criança diz de memória alguns trechos de histórias conhecidas
É capaz de reproduzir as falas dos personagens
Domina a cronologia de eventos