3 a 4 anos Discurso
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Falar sobre a linguagem

Como as crianças tomam consciência das intenções do interlocutor e começam a entender a linguagem como um sistema de sinais.
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Situações para falar da linguagem

E retomam o que disseram antes

As crianças discutem por discordarem

Nos momentos de discussão, esclarecimentos de mal-entendidos, correções...

Ele me disse... Sim, mas você me disse... C: Te disse que não! Né: Não, você me disse que agora era a minha vez. C: Mentira! Né: Sim, você me disse... N: Ei! Atenção, eu disse sem brigar!

As crianças falam sobre linguagem durante as discussões

Retomam citações e entendem as intenções do interlocutor

Tento fazer com que não briguem, mas me divirto quando discutem. Os especialistas dizem: Claro, porque nas situações de discussão ou discordância é quando se retoma o que foi dito e se citam palavras próprias ou alheias.

A linguagem é um sistema de sinais

E a criança reflete sobre ele em diferentes situações

Apenas em momentos de discussão? Os especialistas dizem: Não, também em situações de esclarecimentos, de correções, em contato com a língua escrita ou com uma língua estrangeira.
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A atividade metalinguística

Os textos fixos, de fácil memorização, facilitam a recitação e possibilitam a reflexão sobre as palavras

Participando de uma situação de leitura

A criança antecipa o trecho que será lido, dizendo-o literalmente

N: E então o lobo disse: “soprarei, soprarei e a casa destruirei!” Né: E o lobo soprou e destruiu a casa.

A criança repete as palavras presentes no conto

Não aceita substituições

Já sabe de memória! Os especialistas dizem: Sim, costumam lembrar das palavras dos personagens de forma literal. São as “verdadeiras” palavras que sempre se dizem da mesma maneira, não aceitam mudanças.

As palavras fixas possibilitam às crianças oportunidades de reflexão

Quanto à forma, significado, denominação

É uma linguagem fixa? É como um ditado ou um refrão? Os especialistas dizem: De fato! Por serem fixas, as palavras facilitam a recitação das crianças, como os refrãos. As crianças refletem sobre as palavras quando: ¥ perguntam sobre o seu significado; corrigem a forma como são ditas; buscam uma denominação; etc.