3 a 4 anos Discurso
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Estados mentais

As crianças aprendem a considerar as pessoas como criaturas mentais (com desejos, emoções, intenções e crenças).
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O que é a teoria da mente?

A capacidade de compreender e considerar as pessoas como seres mentais, com desejos e emoções

A criança expressa suas emoções diante de situações

O que isso significa?

N: Que som faz esse animal? C: Não qué! N: Por que está chorando? C: Porque não qué. N: Você sente vergonha? C: Sim, sente vergonha...

A criança já identifica suas emoções

Desenvolve-se a noção de “eu”

Entende muito de emoções! Os especialistas dizem: Sim, já entendem uma variedade de emoções através de expressões faciais e corporais. A partir dos 3 anos as crianças têm experiências emocionais que requerem autoconsciência, como empatia, ciúmes, orgulho, vergonha, remorso... Esta avaliação das emoções supõe a noção de um “eu” como centro das ações.

Floresce a teoria da mente

A criança compreende que as pessoas têm emoções, crenças e sentimentos próprios

Entende o que os outros sentem? Os especialistas dizem: Sim, isso se chama ter uma “Teoria da mente”. É a capacidade de compreender ¥ que nós e os outros temos desejos, emoções, pensamentos, etc.; ¥ que a conduta responde a esses estados mentais; e que é possível pensar ou acreditar em algo e estar equivocado.
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Compreende as emoções

Na análise de emoções, a criança identifica expressões faciais típicas e compreende a relação entre pensar e sentir

Consola um colega!

A criança reconhece o sentimento do outro

Não, não fique triste!

As crianças compreendem amplamente as emoções

E também as falsas emoções

Me explica como é esse processo. Os especialistas dizem: Os estudos sinalizam que nessa idade as crianças: ¥ mostram uma compreensão complexa das emoções; ¥ começam a entender a interação que há entre pensar e sentir; e ¥ entendem e identificam as expressões faciais típicas. Começam a compreender as falsas emoções.

É importante falar de emoções com as crianças

Falar sobre emoções ajuda a compreendê-las

Às vezes me preocupo, porque acho que pode sofrer... Os especialistas dizem: Algumas emoções são complexas, como os ciúmes, porque envolvem outras pessoas. Mas falar das emoções sempre ajuda a entendê-las.
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Jogos sociais

A criança experimenta condutas, ações e emoções diante da oportunidade de vivenciar diferentes papeis sociais

Nas brincadeiras de faz de conta

A criança assume diferentes papéis sociais

É meu! Me dá! Bom, mas eu posso porque sou o policial. Sem brigas! Devem brincar sem brigar!

Nos jogos sociais de papéis

A criança aprende a fazer acordos

Sempre quer ser o policial. Os especialistas dizem: Sim, mas terá de negociar os diferentes papéis porque isso faz parte do jogo social de papéis.

Para a criança experimentar diferentes papéis...

É importante oferecer meios e modelos

Os especialistas dizem: A diversidade de materiais, modelos e situações favorece a distribuição dos papéis.