3 a 4 anos Discurso
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Jogos de linguagem

A importância dos jogos verbais para a aprendizagem.
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Quando falamos às crianças

A linguagem torna-se um objeto a ser explorado em todas as suas particularidades

É importante cantar e recitar poesias para as crianças

Vamos entender o porquê

Clari, clari, clari, clari, clari, clarinete. Clari, clari, clari, clari, clari, clarinete. Vio, vio, vio, vio, vio, violino. Pia, pia, pia, pia, pia, piano…

Brincadeiras com a linguagem

Importantes momentos de interação verbal entre a criança e o adulto

Sempre canto para ele e lhe digo rimas e poesias. Os especialistas dizem: Desde os primeiros meses, uma importante parte da interação verbal que se dá entre pais e filhos consiste em se brincar com a linguagem.

Os jogos de linguagem favorecem o processo de aquisição da língua pela criança

Estes jogos estão ligados a momentos afetuosos de interação com o adulto

Ele gosta muito! Os especialistas dizem: Os jogos de linguagem influem nos processos de aquisição da língua, afirmando-se de diversas formas: ¥ como parte da linguagem que os pais dirigem aos filhos; ¥ na sensibilidade das crianças a esses jogos; e no processo de produção da própria criança.

A sonoridade dos jogos de linguagem desperta o interesse da criança

A criança produz linguagem ao tentar reproduzi-los

Por que as crianças gostam? Os especialistas dizem: Porque escutam desde pequenas e porque os pais modificam a sua forma de falar ao fazer esses jogos. Além disso, a criança é sensível a ritmos marcados, entonações exageradas e expressivas, fala lenta, repetições e reduplicações, perguntas e rimas.
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Prefere essa linguagem

Canções, rimas e jogos de palavras se constituem em brincadeiras com a linguagem que atraem a criança pela sonoridade das palavras

A criança presta atenção à fala do adulto

Quando este brinca com as palavras

O menininho vai pelo caminho. Caminha e caminha... E se encontra com o grande!

A linguagem é vista como uma brincadeira pela criança

Ela se sente atraída pela sonoridade das palavras

Quando faço isso, ele presta atenção... Os especialistas dizem: As crianças tratam a linguagem como qualquer outro objeto: um material que pode ser explorado para brincar em todos os seus aspectos (sons, palavras, estruturas, convenções...). Embora os temas e as palavras das canções e lengalengas sejam incompreensíveis, a criança se sente atraída pelos aspectos sonoros e poéticos, respondendo a esses padrões verbais.

Rimas e tons repetitivos

O tipo de fala que mais desperta o interesse da criança

Os especialistas dizem: Um estudo comparou três tipos de fala - com rima e tom repetitivo, sem rima e fala dirigida a outro adulto - e observou que as crianças prestam mais atenção às rimas e aos tons repetitivos do que aos outros dois tipos.
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Jogos na produção infantil

Os jogos sonoros contribuem para o desenvolvimento da consciência fonológica, aspecto importante para a aprendizagem futura da leitura e da escrita

A criança repete as palavras que se destacam pela sonoridade

O que ela aprende com isso?

N:.... e escutou um tiritir.... e fez tin-tin para brindar... Ne: tiritir ... tin-tin... N:.... e, em seguida, eu fiz: Bum! E Plaft! Caiu... Ne: Bum! Plaft! N: E mansinho, mansinho foi dormir. Ne: Mansinho, mansinho.

A repetição de palavras é para a criança um jogo de exploração

Ela sente prazer nessa repetição

Repete, embora não entenda! Os especialistas dizem: No início, não há nada mais do que música, jogo, prazer e lugar de exploração, porque o jogo se encontra na língua e a língua no jogo.

A criança produz monólogos

Brinca com as palavras em jogos estruturados fonologicamente

Às vezes escuto Nélson quando está na cama… Os especialistas dizem: Nélson, aos 3 anos, já faz jogos estruturados fonologicamente, com variações na estrutura silábica, reduplicações, mudança ou troca de sons, adição de pausas dentro de uma palavra e imitação de conversas. Tratam-se dos monólogos que as crianças fazem quando estão sozinhas (ao acordar, antes de dormir ou em jogos simbólicos).

O início da consciência fonológica

A criança realiza jogos sonoros mais complexos

Em resumo: A partir dos 3 anos, os jogos sonoros se tornam mais complexos, com substituições nas consoantes iniciais e procedimentos de segmentação das palavras. Pensa-se que aqui poderia ser o início de certa consciência fonológica da fala, tão importante para a posterior aprendizagem da leitura e da escrita.