4 a 5 anos Língua Escrita
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Contextos de alfabetização

Diversas situações contribuem para o aprendizado da leitura e da escrita.
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Ambientes letrados

Os contextos de alfabetização incluem os materiais, as atividades e as atuações e interações dos participantes

A criança vê no adulto um modelo de leitor

Os ambientes letrados oferecem várias oportunidades de aprendizado para a criança

C: O que você está lendo?

A criança deve ter a oportunidade de participar de diversas e variadas situações de leitura

Os adultos desempenham papel fundamental ao propiciar esses momentos

Dizem que é muito importante o que a criança vê em casa e na escola. Os especialistas dizem: Não é importante para a criança apenas ver e ouvir os adultos lendo, mas também: • ouvir leituras dirigidas a ela; • explorar os materiais escritos por si mesma; e • interagir com leitores experientes. Descubra alguns ambientes letrados no próximo slide.

Ambientes letrados

Como o adulto pode ajudar na criação desse contexto alfabetizador

Os adultos explicam o motivo da leitura e o conteúdo. Os adultos leem histórias para as crianças. As crianças olham, folheiam e apontam as histórias. Adultos e crianças escolhem livros na biblioteca. Adultos e crianças conversam sobre um livro. Há abundância de textos e de materiais para escrever.
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A leitura em voz alta

O adulto lê para a criança antes que ela possa fazê-lo com autonomia

O adulto deve promover momentos de leitura para a criança

Atividade que ajuda criança a se familiarizar com os atos de leitura

Mãe: Vou ler esta história.

Participar de atos de leitura propicia muitas aprendizagens para a criança

Além de conhecer a linguagem dos livros e seus conteúdos

Ruth ouve muitas histórias na escola e em casa. Os especialistas dizem: A leitura do adulto em voz alta: ¥ constitui-se numa forma de a criança conhecer textos antes de saber ler; e é uma entrada no mundo da cultura escrita.

Quanto mais leitura, melhor

Frequência, qualidade, repetição, variedade, interação

Os especialistas dizem: Entre os fatores analisados para entender os efeitos da leitura em voz alta estão: ¥ A frequência – quanto mais frequente, maior o efeito. ¥ A qualidade e variedade dos livros – o conhecimento adulto dos livros infantis diversifica e melhora a qualidade do input. ¥ A repetição – a leitura reiterada de uma mesma história facilita a análise de suas partes e a citação. ¥ O tipo de interação – as atividades de perguntas e respostas podem ser muito diversas, promovendo a atenção a diferentes aspectos. O ajuste da interação – a adequação do nível de exigência às capacidades da criança.
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Perguntas sobre a leitura

Falar com o adulto sobre os textos lidos colabora para a compreensão dos mesmos pela criança

A criança faz perguntas ao adulto enquanto ouve a leitura de uma história

Ela quer compreender mais sobre a narrativa

Mãe: Como você diz isso? Onde é Chapeuzinho Vermelho? Por que ela está cantando? Como é Chapeuzinho Vermelho? Quem irá pelo caminho mais longo? O que faz o lobo?

Crianças pequenas se atentam mais às ilustrações, as maiores às narrativas

É preciso considerar o desenvolvimento a as características da criança

À medida que cresce, as conversas em torno da história vão mudando. Os especialistas dizem: De fato. ¥ Com as crianças de 3 anos, os adultos estabelecem conversas e fazem perguntas mais relacionadas às ilustrações. ¥ Aos 4 anos, já há maior ênfase nas narrativas. Portanto, os pais modificam sua forma de leitura e o tipo de participação que propõem às crianças de acordo com a idade, aumentando as exigências com as maiores.

O adulto deve adaptar os diálogos sobre a história ao nível e às características da criança

O nível de complexidade das conversas sobre as histórias aumenta com o tempo

Vejo por meus filhos, as crianças não têm o mesmo interesse ou a mesma capacidade de compreensão. Os especialistas dizem: Os adultos atentos à interação modificam a fala de acordo com o nível de competência das crianças, ajustando a linguagem e as perguntas que fazem à criança e à situação.

Perguntas fáceis e difíceis

O adulto avalia quando e quais fazer

Existem perguntas fáceis e difíceis para orientar as respostas das crianças? Os especialistas dizem: Sim, há diferentes níveis de perguntas. Em relação ao conteúdo, podemos agrupá-las em três: 1) Perguntas que implicam baixa demanda cognitiva: Apontar para a ilustração e pedir que digam o nome. Fazer perguntas que implicam respostas literais ou respostas de sim/não. 2) Perguntas exigentes do ponto de vista cognitivo: Que esperam respostas que não se encontram diretamente nas imagens e nem no texto, mas que devem ser inferidas. 3) Inferências: Sobre o passado (o que aconteceu?). Sobre o futuro (o que acontecerá?). Sobre aspectos internos dos personagens (emoções, intenções, pensamentos...).

E a história não acaba quando termina

É possível propor muitas atividades a partir da leitura de uma história

E acabou? Os especialistas dizem: Não, às vezes a leitura acaba com comentários, informações e atividades que promovem descobertas sobre letras, palavras e conceitos sobre o impresso.
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Ditado ao adulto

O adulto assume a função de escriba e serve como um modelo de escritor

As crianças ditam para a professora escrever

A professora escreve na frente das crianças

ANIMAIS CAVAO VAKA GAINA C: Cavalo, CAVAO. Vaca, VAKA. Galinha, GAINA.

As crianças realizam muitas aprendizagens ao ditar um texto a um adulto

Vamos falar sobre elas

Quando escrevemos o que as crianças ditam, o que elas aprendem sobre a escrita? Os especialistas dizem: Na tarefa de “ditar ao adulto”, as crianças: • reconhecem as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.Aprendem a: ⎫ pensar no que se pode escrever; e a • diferenciar o ato de fala e o de ditar;apropriam-se das formas de organização de linguagem próprias da escrita; • tomam consciência das unidades do escrito; e entendem a possibilidade de ler a própria escrita para modificá-la ou para saber como continuar.

Exemplo de texto ditado por criança a um adulto

Texto feito por uma criança a adulto em Barcelona em catalão.
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Os jogos de linguagem

Os jogos sonoros de linguagem destacam aspectos de atenção que a criança deve considerar para aprender a ler e escrever

O menino escreve palavras a partir de um jogo de linguagem

As crianças desta idade gostam muito desses jogos

A criança aprende sobre a linguagem brincando com ela!

Manipula, constrói e descontrói elementos, apropriando-se de aspectos linguísticos

Li que os jogos de linguagem ajudam no aprendizado. Por quê? Os especialistas dizem: Para jogar com a linguagem é necessário refletir sobre ela, utilizando-a como um jogo, como se fosse um objeto. Da mesma maneira que com a consciência metalinguística. Nesses jogos empregamos procedimentos (mudanças, repetições, situações...) para manipular diferentes aspectos da linguagem.

As crianças devem jogar com os sons da linguagem

Rimar, trocar letras, repetir sílabas

Pode me dar alguns exemplos? Os especialistas dizem: Por exemplo, com o aspecto sonoro da linguagem: • dizer palavras que acabem da mesma forma; • aprender canções e poesias; • dizer pares de palavras que rimem; • dizer músicas com uma única vogal; • brincar de trava-línguas; e dizer palavras com duas sílabas repetidas (papai, mamãe, cuscuz...)

As crianças devem jogar com os aspectos morfológicos da linguagem

Palavras da mesma família

Ah! Dizer palavras da mesma família! Os especialistas dizem: Exemplos de jogos morfológicos: ¬ pensar palavras que comecem por um prefixo (des, super, in...); e dizer famílias de palavras: pão, padaria, padeiro..

Diversas situações contribuem para a reflexão das crianças sobre a linguagem e o aprendizado da leitura e da escrita

Adivinhações, canções...

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A escrita

Os contextos de alfabetização incluem os materiais, as atividades e as atuações e interações dos participantes

A criança brinca de escolinha em seus jogos de faz de conta!

Em casa também é lugar de escrever

Menino: “Gato” também veio para a escola.

É importante deixar à mão da criança lápis, papéis, canetas...

Criar um ambiente que lhe convide a escrever e a aprender mais sobre a escrita

Em casa tem uma lousa para desenhar e escrever. Os especialistas dizem: Os materiais servem para muitos fins: ¥ para explorar a escrita; ¥ para estimular o jogo simbólico e conhecer mais a linguagem; e para praticar as habilidades recém adquiridas.

Escritas espelhadas

É comum as crianças produzirem escritas espelhadas na fase inicial da alfabetização

Às vezes Ruth escreve ao contrário, da direita para a esquerda. Devo me preocupar? Os especialistas dizem: Não. No começo da aprendizagem muitas crianças fazem isso. Quando aprendem as convenções esse comportamento desaparece e, mais adiante, as crianças se tornam capazes de escrever como os adultos.

Fatores que influenciam o desenvolvimento da linguagem escrita

O adulto deve se responsabilizar por garanti-los

Em resumo: A frequência, a quantidade, a variedade e a qualidade das experiências letradas contribuem com o desenvolvimento da linguagem escrita na criança.