18 meses a 3 anos Discurso
Guia pais e educadores Imprimir

Conversas

Como as crianças aprendem a responder, a perguntar, a cumprir ordens, a criar ficções e a brincar.
1

Conversamos

É preciso conversar com a criança nas mais diversas situações cotidianas

Responde às minhas perguntas e pede o que quer

A linguagem se desenvolve em situações cotidianas

Aff! Conversamos como adultos... N: Onde está o papai? C: ALI C: CONTA ITÓIA. N: O que quer? Com quem está falando?

Também sabe protestar e falar educadamente

As formas verbais se aprimoram no relacionamento com o outro

N: Está na hora do lanche, você tem que comer. C: AGOIA TV. N: Tudo bem, depois pode assistir a TV. N: Como se diz à senhora? C: BIADA! N: Obrigada, muito bem!

O uso de linguagens apropriadas às situações sociais

A criança desenvolve habilidades pragmáticas na relação com os pais, professores e colegas

Para que usa a linguagem? Os especialistas dizem: Entre os 2, 6 anos (dois anos e meio) e 3 anos, as crianças começam a saber como usar a linguagem apropriada e a utilizam estrategicamente em situações sociais. São habilidades pragmáticas desenvolvidas na interação com os pais, com a professora e com os colegas. Essas habilidades pragmáticas são: • responder e fazer perguntas usando “o que”, “quem” e “onde”; • responder e pedir; • cumprir e dar ordens; • protestar, negar-se a fazer algo; • buscar o consentimento; • explicar histórias; e falar educadamente.
2

Brincamos como se fosse

As brincadeiras favorecem a aprendizagem da comunicação e o desenvolvimento social e cognitivo das crianças

Inventamos histórias para brincar

Aos dois anos a criança já compreende os jogos de faz de conta

Agora podemos brincar de tomar o chá... P: Quer um pouco de chá? C: QUÉ. P: Pode me passar o leite? C: MAI LETI! P: Está muito bom! C: CABÔ.

Fazer como se...

Com os jogos simbólicos a criança aprende a se comunicar em situações imaginadas

Vejamos… Os especialistas dizem: A brincadeira de simulação, dentro do jogo simbólico, tem início no segundo ano de vida e se desenvolve durante a infância. Consiste na representação ou evocação de objetos e situações ausentes para fazer como se estivessem presentes. É um importante cenário para a aprendizagem da comunicação e para o desenvolvimento social e cognitivo.