0 a 18 meses Gramática
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Gramática e léxico

Os indicadores que o bebê utiliza para entender as primeiras combinações entre as palavras que conhece.

1

Olha!

Na interação com o adulto, os bebês aprendem a relacionar palavras

O adulto chama a atenção do bebê para mais de um elemento

O bebê aprende observando a atuação do adulto

Olha! Este é o gato. Esta é a lã.

O adulto faz perguntas para o bebê sobre o que acabou de lhe mostrar

A entonação utilizada pelo adulto é um dos indicadores na construção dos significados pelo bebê

Qual é o gato? Qual é a lã? Muito bem!

O adulto demonstra com gestos que auxiliam o bebê a relacionar as palavras

Os gestos do adulto também servem como indicadores para o bebê

Olha, o gato pega a lã!

Os bebês já compreendem enunciados longos

O adulto deve fornecer indicadores que auxiliem o bebê a entender as primeiras combinações entre as palavras

Ele me acompanha e parece que me entende. Os especialistas dizem: A partir dos 15 meses de idade, quando ajudamos as crianças fornecendo-lhes muitos indicadores (contexto, entonação, gestos, palavras sobre o animal e a apresentação para chamar a atenção), elas podem entender esses enunciados mais longos.
2

Diz mama!

Os bebês dizem suas primeiras palavras

Já chama a mamãe!

A fala do bebê é a grande atração

Está dizendo suas primeiras palavras!

O bebê chama a atenção do adulto com palavras e gestos

Pedro sabe como chamar e captar minha atenção! Há alguns dias começou a dizer MAMÃ, acompanhado por gestos. Os especialistas dizem: Entre os 10 e os 14 meses, as crianças dizem suas primeiras palavras, muitas delas acompanhadas por gestos: 2 - 4 meses: GÁ GÁ. 6 meses: reconhecem e produzem a estrutura silábica. 10 meses: primeiras palavras com gestos, MAMÃ.
3

Sabe muitas palavras!

O repertório de palavras aumenta com o passar do tempo

O “boom” de novas palavras!

Com o passar do tempo, as crianças aprendem mais palavras

Pedro já tem 16 meses! Desde que fez um ano aprendeu muitas palavras!

Aumentando o repertório de palavras

A apropriação de novas palavras ocorre com o amadurecimento do bebê

Os especialistas dizem: A partir de um ano as crianças vão se apropriando das palavras. Entre os 16 e os 20 meses, produz-se uma aceleração em sua aprendizagem.

Dizer frases é mais demorado

O bebê precisa aprender muitas palavras antes de construir frases

E quando ele começará a dizer frases com duas palavras? Os especialistas dizem: As primeiras combinações não acontecerão até que a criança tenha aprendido um bom número de palavras. Quantas? E quando? Os especialistas dizem: Entre 150 e 200 palavras, o que normalmente se dá entre os 18 meses e os 2 anos de idade. Antes disso, apenas juntam duas palavras como se fossem uma só: SUPATO por “Seus sapatos”.

Aprender, usar e combinar palavras

As frases só serão ditas após um longo caminho percorrido

Em resumo: Antes de conseguir dizer frases com duas palavras, as crianças passam por três etapas prévias: • Aprendem as palavras. Primeiro a reconhecê-las e depois a produzi-las. • Em seguida, passam a usá-las como se fossem frases. • E, finalmente, as combinam. Para que ocorra esse processo de aquisição, é fundamental que as crianças aprendam um número mínimo de palavras, algo em torno de 150 e 200 de acordo com os especialistas.