18 meses a 3 anos Discurso
Guia pais e educadores Imprimir

Narração

Como a criança começa a falar além do “aqui e agora”.
1

Me explica

É importante criar situações para que as crianças narrem fatos e situações vividas

Perguntando sobre ontem...

Como a criança desenvolve a noção de tempo

Ontem, na escola, a professora de Clenice... Prof: Clenice, por que você não veio à escola ontem? Me explica...

Podemos perguntar sobre acontecimentos que viveram?

Perguntar sobre o passado ajuda a criança a construir um discurso narrativo

Prof: Podem me explicar o que lhes pergunto? Os especialistas dizem: Ao falar do que passou, ainda sem esquema narrativo, a criança realiza deslocamento de temas do “aqui e agora” para o “ali e naquele momento” – o que requer capacidades cognitivas e simbólicas para representar o mundo por meio da linguagem.

Quem? Onde? Como?

Ao fazer perguntas específicas, o adulto ajuda a criança a contextualizar acontecimentos vividos

N: Faço perguntas para que ela me explique. N: Me explique, quem foi? C: Mmmm... Pedo quebô a uneca. N: Onde? C: No paquI... N: E o que aconteceu? C: Choei.

Falando sobre o passado

As crianças aprendem a narrar e contextualizar suas próprias narrativas

Então, ajudamos quando falamos sobre algo que já passou? Os especialistas dizem: Falar sobre algo que aconteceu antes, e não no mesmo momento da conversa, é uma boa situação para dar lugar a uma narração. Por exemplo, quando pedimos que explique sobre como algum objeto se quebrou.