4 a 5 anos Vocabulário
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Relação entre as palavras

As crianças estabelecem relações entre as palavras.

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Busca a precisão

Agora a criança constrói frases com todos os seus elementos

Procura o termo exato!

A criança não se satisfaz em substituir palavras por outras próximas

E isso, o que é? Parece um tipo de pato!

Já constrói sintagmas nominais

A criança combina palavras e produz frases completas

Agora, ao ver um pinguim, Ruth não diz “pato”. Pergunta:“é um tipo de pato?” Ou diz: “parece um pato”. Os especialistas dizem: As crianças de 4 a 5 anos não usam apenas nomes soltos, mas também um sintagma nominal. E acompanham esses nomes com verbos, advérbios, artigos, etc.

Usa verbos!

De identificação, comparação e composição

Os especialistas dizem: Nesses casos, os verbos mais usados são: de identificação: “É um filhote”; de comparação (real ou metafórica): “É como um boneco”. “Parece um ursinho”; e De composição: “Tem muito pelo”.
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Classificando

A criança aprende a organizar palavras dentro de categorias

Já sabe classificar!

A criança agrupa elementos e nomeia categorias

João tem dois animais em sua casa... Tico, o passarinho que é um canário... e Tula, uma gata.

Relações de hiperonímia

A criança compreende relações hierárquicas entre palavras

Às vezes, parece fazer classificações com nomes! Os especialistas dizem: Efetivamente, Ruth não apenas nomea, mas também organiza os significados em classes, com um ou mais níveis de hierarquia. Ruth estabelece relações de inclusão que pode explicitar dizendo: “É um” → o canário é um pássaro; “É uma classe de” → o canário é uma classe de pássaro; e “São” → os canários são pássaros. Tais relações são denominadas hiperonímia.

A criança organiza objetos...

... e cria categorias para eles

Redondas e redondas. Quadrados e quadrados.
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Outras formas de relacionar palavras

A criança estabelece relações de localização, inclusão, pertencimento, contraste entre as palavras

A criança nomeia as partes do corpo

Já sabe que as partes formam um todo

Ele tem dois braços.

Relações de meronímia

A criança reconhece a relação entre as partes e o todo

Nomear as partes das coisas também é uma organização hierárquica? Os especialistas dizem: É outro tipo de organização que relaciona as partes com o todo. São relações de meronímia que usam: o verbo ter: Tem bico; e construções com genitivos (ou com preposições que completam o significado do nome): Árvores da floresta; Dedos da mão.

Há muitas formas de relacionar palavras

Inclusão, localização, possessão

As relações podem ser de: inclusão (estão dentro de); localização (se encontram em); e possessão (tem).

E ainda...

Diferenciação e oposição

É verdade! Para descrever as coisas, Ruth usa muito é ou tem e usa também não é ou não tem. Os especialistas dizem: Quando a criança organiza os seus conhecimentos e as palavras para descrevê-los, também necessita encontrar relações de: diferenciação: Não tem filhos, então não é uma mamãe”; e oposição: Não é alto, é baixo.

A criança relaciona palavras contrárias

Complementação, negação, reciprocidade

C: Veja! Este é forte. 
Ruth: E este, fraco. Os especialistas dizem: Nesta idade, as crianças seguem relacionando os pares de palavras contrárias a partir do contraste de: complementação: claro/escuro; negação: arrumar/desarrumar; e reciprocidade: ir/vir; dar/receber.

Aprendendo o meio termo

Em situações cotidianas, a criança aprende a mediar

Mãe: Devemos compartilhar!

Usa contrários de gradação e verbos de inter-relação

Palavras que retratam situações intermediárias

Os especialistas dizem: Também começam a perceber que alguns tipos de contrários podem ter pontos ou situações intermediárias, como os contrários de gradação: longo/curto → médio alto/baixo → .médio frio/quente → morno Ou, como os verbos de inter-relação (ou complementação):
 dar/receber → compartilhar 
falar/escutar→ conversar

A criança se expressa cada vez melhor!

Quando domina e relaciona os significados entre as palavras

Em resumo: 1. Para relacionar os significados, as crianças realizam muitas operações cognitivas de comparação, associação, analogia, etc. 2. Estabelecem relações entre as palavras (de inclusão, de pertencimento, de contraste). 3. Usam artigos e verbos para formar um grupo oracional completo. 4. Expressam-se com maior precisão.