Os adultos que convivem com bebês e crianças pequenas, sejam familiares ou educadores, se surpreendem com os avanços que ocorrem em termos de aquisição da linguagem nessa fase.
Como as crianças passam de não falar nada a entender, perguntar, comentar e até explicar histórias! Claro que isto não ocorre de uma vez só: primeiro os bebês gritam e choram, depois balbuciam, seguem com o olhar, respondem a seu próprio nome, fazem gestos, dizem as primeiras palavras…
Os adultos costumam se interessar e fazer perguntas sobre a aprendizagem da linguagem. Esperam aplicar estes conhecimentos a seus próprios filhos, netos, alunos, não somente com ânimo comparativo, mas também para compreender e apoiá-los nessa conquista.
O projeto Aprender Linguagem (0 a 5 anos) reúne algumas dessas questões a fim de responder quando, o que e por que os bebês aprendem a falar, como as crianças desenvolvem sua linguagem até os 5 anos e a importante participação dos adultos nesse processo.
A investigação recente em estudos de diversas disciplinas (psicologia, linguística) tem demonstrado que as palavras, os sons, a gramática e o discurso surgem dos padrões de uso que afetam o modo pelo qual uma língua é adquirida, se organiza e se modifica durante o desenvolvimento.
A aprendizagem deve ser entendida como um sistema dinâmico e interno ao uso que os falantes fazem da linguagem, ou seja, a aprendizagem da língua recebe múltiplas influências nas interações com os outros falantes, em um jogo de processos psicológicos que implicam aspectos perceptivos, motivacionais, emocionais, sociais e cognitivos. É isso o que veremos aqui!